Segunda, 17 de fevereiro de 2020
47 99609-9282
Geral

23/08/2017 ás 07h19

AdminX

Itapema / SC

Epagri alerta para maré seca na costa catarinense
A maré baixa resulta da influência da lua nova (maré de sizígia) e da persistência do ventodoquadrante Nordeste (NE) associado a um centro de alta pressão (anticiclone) no ocenao Atlântico Sul.
Epagri alerta para maré seca na costa catarinense

A partir destatus quarta-feira, 23, até o dia 26 ocorrerá maré baixa (maré seca) na costa catarinense. A maré baixa resulta da influência da lua nova (maré de sizígia) e da persistência do ventodoquadrante Nordeste (NE) associado a um centro de alta pressão (anticiclone) no ocenao Atlântico Sul. Estes fatores combinados provocam o afastamento das águas do mar da costa para o oceano aberto resultando na maré baixa.


No dia 12 de agosto a maré baixa assustou moradores e visitantes do litoral catarinense.  Em Porto Belo, no período da vazante da maré várias embarcações ficaram encalhadas. A cena logo foi parar na Internet despertando o interesse de outros pontos de Santa Catarina. Na época, a equipe do Visor Notícias conversou com a Oceanógrafa e professora da Univali (Universidade do Vale do Itajaí ), Camilo Burigo Marin, para esclarecer o fenômeno.  Segundo ela, as baixas no nível do mar estão sendo causadas devido a maré meteorológica.


De acordo com Camila, a influência de ventos fortes pode provocar a variação no alcance de maré (até onde o mar chega). ''Normalmente vemos acontecendo a maré meteorológica com o vento soprando em direção à praia, o que acaba por vezes provocando alagamentos e danos as construções que ficam próximas ao mar. Desta vez a ação dos fortes ventos vem fazendo com que a água seja empurrada para fora, em direção ao mar, o que consequentemente diminui o nível da água na praia", destacou.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados