Sábado, 22 de fevereiro de 2020
47 99609-9282
Cidades

10/04/2018 ás 07h30

AdminX

Itapema / SC

Diagnóstico Ambiental da Praia do Estaleirinho é apresentado à comunidade
As praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho estão inscritas na fase piloto do Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas.
Diagnóstico Ambiental da Praia do Estaleirinho é apresentado à comunidade

Como ocorreu com as praias de Taquaras e Estaleiro, o Estaleirinho teve, na semana passada, seu diagnóstico ambiental apresentado pelo comitê gestor do Programa Bandeira Azul. O diagnóstico identificou a infraestrutura existente e a qualidade ambiental e apontou o que deve ser feito para que a praia possa hastear a Bandeira Azul até final de 2018.


As praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho estão inscritas na fase piloto do Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas.


Como pontos positivos, o comitê destacou a boa qualidade da água do Estaleirinho para banho, a qual vem sendo analisada por laboratório credenciado contratado, de acordo com o especialista em gestão de praias do comitê, Luidgi Marchese. Além disso, ações de monitoramento dos córregos e pontos de drenagem inadequados que desembocam na praia serão realizadas por meio da operação Águas Limpas Costa Brava, iniciada na semana passada. Marchese enfatizou ainda o trabalho em equipe feito entre as secretarias do Meio Ambiente, de Obras e de Planejamento, Vigilância Sanitária e EMASA junto à comunidade na busca de soluções para evitar a contaminação dos recursos hídricos enquanto não é instalada definitivamente a rede coletora de esgoto sanitário.


Também foram identificados no diagnóstico pontos que devem ser melhorados. “Alguns dos principais desafios da praia do Estaleirinho estão relacionados principalmente ao cumprimento da legislação por conta das ocupações privadas, ao desenvolvimento do sistema de drenagem das vias que chegam até a praia, à fiscalização dos usos que acontecem na praia (redes de pesca, emissões sonoras, entre outros) e à prevenção e remediação da presença de cães de praia por abandono”, enumera Marchese.


Com a apresentação do diagnóstico ambiental do Estaleirinho, o comitê gestor do Programa Bandeira Azul encerra a fase de levantamento das três praias. “Vamos compilar as informações dos três diagnósticos e fazer uma apresentação pública nas três praias. Depois iremos iniciar, gradativamente, a implantação dos critérios do Bandeira Azul”, diz o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados