Sábado, 22 de fevereiro de 2020
47 99609-9282
Cidades

14/12/2018 ás 07h20

AdminX

Itapema / SC

Bandeira Azul será hasteada nas praias do Estaleiro e Estaleirinho nesta sexta-feira
Balneário Camboriú recebeu o certificado para as duas praias em 30 de novembro.
Bandeira Azul será hasteada nas praias do Estaleiro e Estaleirinho nesta sexta-feira

As praias do Estaleiro e Estaleirinho terão a Bandeira Azul hasteada nesta sexta-feira (14), às 16h, depois de um trabalho de quase dois anos para a conquista do certificado que atesta os locais como ecologicamente corretos. A cerimônia de hasteamento será na Praia do Estaleirinho (na altura da Rua José Amaro da Cunha, s/nº, ao lado da Pousada Vila Sonali), com a participação de representantes do programa Bandeira Azul.


Balneário Camboriú recebeu o certificado para as duas praias em 30 de novembro. "O selo é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água. Pela primeira vez, nossa cidade recebe essa certificação, que é importante para a qualificação cada vez maior do nosso turismo. Os investimentos que fizemos em saneamento, limpeza de cursos d´água e demais cuidados com o meio ambiente, são ações que vamos intensificar para tornarmos nossa cidade 100% saneada", disse o prefeito, Fabrício Oliveira. 


Além das duas praias, a Tedesco Marina Garden Plaza, de Balneário Camboriú, ganhou o selo internacional do programa. No Brasil, serão condecoradas nove praias (seis em Santa Catarina), cinco marinas (duas em Santa Catarina) e uma embarcação de turismo sustentável (em Florianópolis). As certificações são válidas para a temporada 2018/2019.


No início de 2017, Balneário Camboriú habilitou-se a obter o certificado de qualidade ambiental do programa. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências. Entre as ações realizadas, estão a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade. Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. As estruturas existentes, como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instalados. As obras são contínuas. Para envolver a comunidade e os banhistas, ações de educação ambiental nas praias estão programadas para a temporada.


“Ganhamos a certificação graças ao trabalho conjunto do governo, Ministério Público de Santa Catarina, empresários, associação dos moradores e membros da comunidade. Agora, vem outra tarefa difícil, que é manter a Bandeira Azul e seguir em frente. A próxima ação é conseguir a certificação para Taquaras e Pinho, depois Laranjeiras. Passo a passo e com apoio de todos, vamos superar os problemas e fazer da nossa Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa Brava um exemplo e um orgulho para o Brasil”, diz o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.


Sobre o Programa*


O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).


As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.


O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.


*Fonte: www.bandeiraazul.org.br  

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados