Segunda, 24 de fevereiro de 2020
47 99609-9282
Cidades

14/02/2019 ás 08h10

AdminX

Itapema / SC

Itajaí luta contra presença de escorpiões na Praia Brava
Conforme o Núcleo de Controle de Zoonoses, em janeiro do ano passado foram coletados 92 escorpiões amarelos na Praia Brava
Itajaí luta contra presença de escorpiões na Praia Brava

A presença de escorpiões amarelos na Praia Brava reduziu mais de 70% com as medidas de controle adotadas pelo Município de Itajaí. Além do monitoramento semanal da área feito pelo Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, o gabião que costumava virar esconderijo para os escorpiões foi concretado com apoio da Secretaria de Obras e do Instituto Cidade Sustentável. Também foram instalados poleiros para corujas, que são predadores naturais do animal.


Conforme o Núcleo de Controle de Zoonoses, em janeiro do ano passado foram coletados 92 escorpiões amarelos na Praia Brava. Em janeiro deste ano, 26 aniamis foram recolhidos no local – uma redução de aproximadamente 71%.


“Em janeiro deste ano intensificamos as vistorias na Praia Brava para três por semana e constatamos que a quantidade de escorpiões reduziu significativamente no local. Mesmo assim seguiremos monitorando a área”, afirma Lúcio Vieira, gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses do município.


A quantidade total de escorpiões encontrados no município, incluindo outros bairros, também teve redução em janeiro de 2019, passando de 116 animais coletados em 2018 para 77 neste ano. De acordo com Vieira, os mutirões de limpeza realizados no Costa Cavalcante, Rio Bonito e Cidade Nova para eliminação de locais com entulhos e lixo que abrigavam os escorpiões obtiveram resultados positivos.


Além disso, foram intensificadas as orientações aos moradores para controle de escorpiões nas residências do interior. Diariamente são feitas vistorias de monitoramento pela cidade pelos profissionais da Secretaria.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados