Terça, 25 de fevereiro de 2020
47 99609-9282
Cidades

12/03/2019 ás 07h50

AdminX

Itapema / SC

Mais de 70 Guardas Municipais são empossados em Itajaí
79 agentes vão atuar na segurança pública do município
Mais de 70 Guardas Municipais são empossados em Itajaí

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, realizou na tarde desta segunda-feira (11) a cerimônia de posse dos Guardas Municipais de Itajaí, no átrio da prefeitura. Os empossados irão compor o quadro da Guarda Municipal, totalizando 79 agentes atuantes na segurança da cidade.


Nos próximos 40 dias, os guardas municipais vão passar por um curso de trânsito. Após a qualificação eles também estarão aptos para atuar neste setor. O grupo passará ainda por um período de adaptação para identificar os pontos críticos da segurança no município.


“Concluímos mais uma etapa importante para concretizar o sonho da nossa população. Todos aguardam com muita expectativa a atuação da Guarda Municipal nos vários pontos da nossa cidade. Nosso objetivo é oferecer mais segurança aos cidadãos”, ressalta o prefeito Volnei Morastoni.


Para os guardas municipais iniciarem efetivamente o trabalho nas ruas, a Secretaria de Segurança dá andamento à autorização da Polícia Federal para o porte de armas de fogo.


“Visamos trazer ainda mais segurança para a cidade, queremos estabelecer essa união, essa conexão entre a sociedade e a segurança pública”, reforça a guarda municipal Nayara Capilé.


“Estamos muito bem capacitados para poder servir e proteger os cidadãos de Itajaí. A preparação por qual passamos nos dá confiança para exercer esta função”, complementa o guarda municipal, Tiago Garcia Pereira.


A formação da guarda municipal


O projeto da formação da guarda municipal foi apresentado pela primeira vez durante a discussão do Plano Municipal de Segurança no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em fevereiro de 2017. O concurso teve seu edital oficializado em setembro daquele ano e ao final do período de inscrições, havia 17 mil candidatos interessados e mais de 11 mil participaram da primeira etapa de seleção.


O processo de seleção foi dividido em três etapas eliminatórias: prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Foram aprovados 64 homens e 15 mulheres em todas as etapas da formação.


Em junho de 2018, iniciou-se a etapa de investigação social e curso de formação profissional na Acadepol. A grade do curso teve cinco módulos, com disciplinas voltadas à cidadania e técnicas de operações policiais e com uma carga horária total de 850h.


Neste ano, após a conclusão do curso, os guardas municipais passaram por estágios nos órgãos de segurança municipais. Durante o complemento da formação os agentes aprenderam sobre registro de boletins de ocorrências e participaram de ações operacionais, entre outras questões da rotina.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados