Segunda, 17 de fevereiro de 2020
47 99609-9282
Cidades

05/04/2019 ás 08h06

AdminX

Itapema / SC

Creche de Itajaí cria Bebeteca para apresentar literatura às crianças
Espaço também realiza empréstimos para os pais incentivarem a leitura
Creche de Itajaí cria Bebeteca para apresentar literatura às crianças

Bibliotecas e videotecas já são termos conhecidos no cotidiano escolar, mas o Centro de Educação Infantil (CEI) João Victorino, no bairro Rio Bonito, foi além. Cerca de 380 crianças frequentam a “Bebeteca”: uma biblioteca voltada à primeira infância para incentivar a leitura por meio da metodologia fruitiva. Ou seja, os pequenos podem manusear os livros, ouvir e contar histórias a partir das imagens. Os pais dos alunos também podem retirar as obras emprestadas para desenvolver a atividade em casa.


Com pufes, almofadas, tapete e até uma rede, as crianças frequentam o ambiente três vezes por semana. Durante 30 minutos, eles são imersos em atividades alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que garantem os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento da criança.


Desde julho de 2018, a professora doutora em literatura, Adair de Aguiar Neitzel, realiza uma formação para os educadores por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).


“Com essa capacitação, nossos profissionais ficam mais preparados para aproveitar o espaço da melhor forma com os alunos”, relata a diretora do CEI, Juliana Pereira Nunes Furman.


O método utilizado contribui para a construção da relação da criança com o livro a partir da apreciação: os pequenos transformam o livro em brinquedo e reconhecem-no como um importante objeto cultural. Por conta disso, há mais chances dessas crianças se tornarem leitores no futuro. 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados