Segunda, 17 de fevereiro de 2020
47 99609-9282
Geral

23/05/2019 ás 16h50

AdminX

Itapema / SC

Ciclone extratropical deve provocar ventos de até 90km/h a partir desta sexta
Esse vento deixa o mar muito agitado com picos de onda de 3,0 a 4,0 m
Ciclone extratropical deve provocar ventos de até 90km/h a partir desta sexta

Um ciclone extratropical que se intensifica na costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina vai provocar rajadas de ventos fortes nesta sexta-feira (24). Segundo a Epagri/Ciram, rajadas de 60 a 90 km/h devem atingir o litoral catarinense a partir do 12h de sexta. A condição persiste até às 23h59 de sábado (25).  Segundo o órgão, esse vento deixa o mar muito agitado com picos de onda de 3,0 a 4,0 m. Por conta disso, há risco ressaca entre Passo de Torres à Florianópolis. A condição é desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações.


A recomendação é proteger-se em local abrigado, longe de janelas, durante a passagem dos ventos. Também é sugerido às pessoas manterem-se longe de placas, árvores, postes de energia ou objetos que possam ser arremessados. Quanto à ressaca, a orientação é proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. O órgão pede ainda atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.


Uma das características do ciclone extratropical é que ele se desloca em direção ao mar, ao contrário do furacão, que percorre o sentido oposto e provoca estragos maiores. Nesta semana um outro alerta foi compartilhado a partir de uma informação passada pela previsão do tempo do Jornal Nacional de quarta-feira (21). A notícia de que um tornado atingirá o Estado tomou conta das redes sociais e foi negada pelo meteorologista Clóvis Correia, da Epagri/Ciram. Segundo o profissional, não há condições técnicas para falar deste fenômeno com tanto tempo de antecedência. “Nós não temos como fazer uma previsão com 24h de antecedência como foi feito. Hoje, a formação de um tornado é detectada uma ou duas horas antes do fenômeno”, afirmou Clóvis. O meteorologista informou ainda que pelas características que são observadas, não há a possibilidade de formação de tronado.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados