keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Núcleo de Inteligência do Judiciário encontra funcionária desaparecida há um ano que era mantida em cárcere privado

Ela estava desaparecida desde fevereiro do ano passado e foi encontrada em um cubículo no bairro Vila Operária, em Itajaí, onde foi mantida em cárcere privado pelo próprio namorado

A Divisão de Inteligência do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina conseguiu resgatar nesta quarta-feira (05) uma servidora do Poder Judiciário catarinense. Ela estava desaparecida desde fevereiro do ano passado e foi encontrada em um cubículo no bairro Vila Operária, em Itajaí, onde foi mantida em cárcere privado pelo próprio namorado.

A servidora atuava como técnica judiciária auxiliar no fórum de Itajaí. Em janeiro do ano passado, ela entrou em férias e após o período não retornou ao trabalho. A direção do foro comunicou, então, o fato à Presidência do TJ, que imediatamente acionou o NIS para iniciar investigações sobre o paradeiro da servidora. A partir daí foram cumpridos todos os passos, que incluíram interceptação telefônica, quebra de sigilo bancário e busca e apreensão entre outras ações. As investigações seguiram até agosto de 2018 e foram suspensas por falta de informações sobre o caso.

Na terça-feira desta semana, um morador de uma casa próxima ao cubículo onde a servidora e o namorado permaneceram nos últimos tempos entregou à juíza Sônia Moroso, da comarca de Itajaí, uma carta manuscrita pela vítima na qual ela pedia ajuda. “Nós a encontramos debilitada, fora de si e num local em péssimas condições de higiene”, relatou o delegado Mauro Cândido dos Santos Rodrigues, chefe da Divisão de Inteligência do NIS.

Segundo o delegado, a servidora teria sido manipulada pelo próprio namorado, que a fez acreditar que precisava ficar escondida, pois estava sendo perseguida pela polícia e políticos. “Tanto o namorado quanto a servidora demonstraram estar completamente transtornados, falando a todo tempo em perseguição. Ela já havia tentado tratamento contra esquizofrenia e era dependente química. Acreditamos que o próprio namorado, pelo que fez, agravou ainda mais o quadro dela”, ressalta Rodrigues.

O namorado da vítima foi preso pela equipe do NIS e está em Itajaí; ela foi encaminhada para o Instituto Psiquiátrico de São José, onde seguirá internada. A família da servidora, que é natural de Maravilha, no oeste do Estado, já foi informada e deve encontrá-la ainda hoje. “Foi um trabalho gratificante, em que nos envolvemos muito. Felizmente conseguimos salvar a vida de uma servidora que, assim como a vida dos magistrados, é o principal ativo do Poder Judiciário catarinense”, destacou o delegado, que aproveita a oportunidade para agradecer o apoio dos juízes Mauro Ferrandin e Sônia Moroso, da comarca de Itajaí, os quais colaboraram em todas as etapas das investigações. “O encontro da servidora denota o comprometimento da equipe do NIS, que incansavelmente diligenciou buscando informações que pudessem levar ao seu paradeiro e, embora decorrido um lapso temporal sem notícias, envidou todos os esforços para encontrá-la ao saber da carta por ela encaminhada. Fica, além do alívio e satisfação por tê-la encontrado, a certeza de que as atividades desenvolvidas pelo Núcleo vão ao encontro do proposto quando da criação do órgão, que é a proteção de todos os ativos do Poder Judiciário, dentre os quais, indubitavelmente, as pessoas são o mais importante”, complementou o desembargador Sidney Eloy Dalabrida, coordenador do NIS.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias