keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Penha reforça vacinação contra sarampo em cinco salas de vacinação do Município

Bebês, crianças e mesmo integrantes adultos da comunidade de Penha que ainda não tenham se vacinado contra o sarampo podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para se vacinar, pois a Secretaria de Saúde […]

9c39d19b9e2bca6f82c66b93049be368 Visor Notícias

Bebês, crianças e mesmo integrantes adultos da comunidade de Penha que ainda não tenham se vacinado contra o sarampo podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para se vacinar, pois a Secretaria de Saúde da Prefeitura local está promovendo um reforço próprio visando a imunização contra essa doença. O horário será das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, nos postos onde há salas de vacina, como a Unidade Central e ainda Armação, Gravatá, Santa Lídia e Mariscal.

A doença havia sido erradicada do País até 2016, segundo lembra a secretária de Saúde Regiane Basso, mas novos casos voltaram a surgir no ano passado – inclusive um deles foi confirmado esta semana em Barra Velha, cidade vizinha.

A princípio, o Ministério da Saúde não lançou nenhuma campanha em nível nacional, porém, o prefeito Aquiles da Costa optou por solicitar que Penha chame os eventuais interessados, para evitar o surgimento da doença na cidade. A imunização é aplicada com 12 meses de idade, mas o Ministério de Saúde lançou também doses para crianças de seis a 11 meses, a chamada “dose zero”.

A vacina VTV, aplicada na dose zero, protege contra a doença e também rubéola e caxumba, a qual inicia a primeira dose aos 12 meses. “Ela vai receber a dose zero, porém aos 12 meses, ela volta para o calendário como primeira dose, continua tomando”, detalha a enfermeira Jaine Spricigo, da Vigilância Epidemiológica. Já aos 15 meses, a criança deve receber a dose da tetraviral, contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

Até os 29 anos, as pessoas devem ter tomado pelo menos duas doses da vacina contra sarampo, segundo alerta A partir dos 30 aos 49 anos, apenas uma dose. As pessoas dentro dessas faixas etárias e que não têm comprovante vacinal ou não tomaram a vacina, também devem se dirigir às unidades.

Jaine ainda destaca que estas vacinas estão disponíveis o ano todo em Penha, e que, em conjunto com a também enfermeira Alessandra Reckziegel, sob supervisão de Regiane, estão capacitando enfermeiros, auxiliares de enfermagem, médicos, servidores da Saúde em geral, dentistas e agentes de saúde acerca da doença, visando relembrar ou reforçar orientações sobre coleta, transmissão e bloqueio do sarampo. Essa capacitação ocorre em todas as unidades, tanto do centro como dos bairros.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano