Percentual de pacientes que faltam a consultas com especialistas é de 34% em Itajaí

Para conscientizar esse público, a Secretaria tem investido em campanhas informativas

Publicado em 10/12/2018

Percentual de pacientes que faltam a consultas com especialistas é de 34% em Itajaí

Foto: Divulgação

Outlet Porto Belo

As unidades de saúde de Itajaí registraram, de janeiro a outubro deste ano, um índice de 34% de faltas de pacientes em consultas com especialistas. O não comparecimento também afeta as consultas médicas nas unidades básicas de saúde: quase 20% faltam aos agendamentos. Para conscientizar esse público, a Secretaria tem investido em campanhas informativas.

Nas unidades de saúde, os profissionais tentam sensibilizar a população para que avise antecipadamente se não puder comparecer a uma consulta agendada. Neste ano, foram registradas 52.632 faltas em consultas com médicos clínicos, pediatras e ginecologistas que atendem nas unidades básicas – o número representa 16,35% do total de 269.104 consultas realizadas no período.

Sempre que possível, as unidades de saúde tentam remanejar outros pacientes no lugar dos que faltam. No caso das consultas com médicos especialistas, o remanejamento de vagas fica mais difícil se não for comunicado com antecedência mínima de 48h.

De janeiro a outubro, foram agendadas 26.822 consultas por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). Deste total, 17.554 foram realizadas e 9.268 não ocorreram por falta do paciente (34%). As principais faltas são em consultas com neurologista (adulto), cardiologista (adulto), ortopedista, endocrinologista e proctologista.

“Esse número de faltas nos preocupa porque temos uma demanda alta por consultas especializadas, fazendo com que os usuários do SUS tenham que ficar mais tempo na fila de espera”, afirma o diretor de Regulação da Secretaria de Saúde de Itajaí, Marcelo Miles.

Além do atraso no andamento da fila, as ausências não justificadas provocam impactos financeiros com profissionais ociosos, diminuem o acesso da população aos serviços e ainda podem interromper o tratamento que está sendo feito. O prejuízo financeiro estimado com as faltas em consultas neste ano é de aproximadamente R$ 3 milhões, sendo que a consulta com médico do município custa em média R$ 50 cada.

Conscientização

Para tentar mudar esse cenário, a Secretaria de Saúde tem reforçado a conscientização dos pacientes com orientações nas unidades de saúde, além de banners e cartazes informativos. Algumas unidades também fazem mensalmente um mural com o número de faltas em consultas como forma de sensibilizar os pacientes sobre o problema.

Outra ação que o município tem reforçado é sobre a importância de o paciente manter os dados cadastrais (endereço e telefone) sempre atualizados para receber as informações sobre os agendamentos antecipadamente. A atualização dos dados pode ser feita nas unidades básicas de saúde, bem como a confecção do cartão SUS.

“Em alguns casos usamos o Whatsapp para contatar o paciente e em outros é necessário o agente comunitário de saúde ir até a casa avisar sobre o agendamento, pois o telefone está desatualizado. Sempre fazemos três tentativas de contato em horários diferentes”, explica o diretor de Regulação.

COMENTE ABAIXO ⬇

Incêndio em carreta fecha BR-101 em Itapema

Um incêndio em uma carreta fechou a BR-101 na altura do morro das Calotas, em Itapema. O trânsito foi fechado nos dois sentidos. Ainda não há informações sobre o que causou o fogo ou se há feridos. O incidente ocorreu por volta das 12h30...

Baleia-franca é avistada em praia de Governador Celso Ramos

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) registrou imagens de uma baleia em alto-mar na altura da Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, no Norte de Santa Catarina. O flagra aconteceu no domingo (08). Segundo a PMA, o animal foi...

Corpo de recém-nascido é encontrado congelado em Camboriú

Nesta quinta-feira (12) a noite, a Polícia Militar de Camboriú registrou uma ocorrência inesperada e chocante. Um bebê recém-nascido foi encontrado congelado em um depósito de materiais recicláveis no bairro Lídia Duarte, em Camboriú. No...

Morre sexta vítima de acidente no interior de SC

A Polícia Rodoviária Militar confirmou a sexta morte do acidente entre uma carreta e um carro da Secretaria de Saude de Santa Cecília. A vítima era uma mulher que havia sido transferida para o hospital. A colisão ocorreu na tarde desta...

Carro é furtado em creche com criança de 9 anos dentro

Na manhã desta terça-feira (10) a Polícia Civil registrou uma tentativa de furto na cidade de Concórdia, no Oeste do Estado. Segundo informações, o criminoso entrou dentro do veículo, onde estava uma criança de 9 anos dentro. Esse caso...

Homem armado assalta três pessoas durante velório

A Polícia Militar registrou na madrugada desta terça-feira (10), um assalto durante um velório em Chapecó. As vítimas, duas mulheres e um homem, estavam na capela mortuária, quando um homem, utilizando uma arma de fogo invadiu o local e...