keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Pesquisa avalia exploração da economia criativa em destinos turísticos

Produzido no Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Univali, estudo compara atividades na cidade do Porto, em Portugal, e em Florianópolis

 

Estudo sobre o uso da economia criativa em destinos turísticos, de autoria de Renato Büchelle Rodrigues, professor, pesquisador e diretor dos campi da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na Grande Florianópolis, foi apresentado, no mês de setembro, como tese para conclusão do curso de Doutorado em Turismo e Hotelaria da Univali. O trabalho contou com o apoio da Universidade do Porto, de Portugal.

A pesquisa tinha como foco a proposição de um modelo de análise das dimensões que envolvem a economia criativa em destinos turísticos, e comparou sua aplicabilidade na cidade portuguesa de Porto e em Florianópolis. As dimensões abordavam políticas e mapas, competências e infraestrutura, empresários criativos e redes, liderança e relações culturais, plataformas de informação e governança e políticas públicas. O levantamento demonstrou que a cidade portuguesa encontra-se em estágio mais avançado na incorporação das dimensões da economia criativa. Além disso, a cidade possui 55% das iniciativas no setor privado. Em Florianópolis são 50%.

No trabalho, a incorporação da economia criativa nas políticas públicas dos destinos turísticos como estratégia de diferenciação e sensibilização para criação de novos produtos e serviços e o desenvolvimento de programas de mobilidade integrados, infraestrutura interligada, equipamentos turísticos colaborativos e sistemas de difusão do conhecimento conectadas estão relacionados com a dimensão que avalia políticas e mapas. Nela, Porto aparece melhor do que Florianópolis. No modelo criado, a Capital catarinense leva vantagem na dimensão que avalia competências e infraestrutura.

Segundo o estudo, Florianópolis destaca-se, também, nas plataformas de informação. Na dimensão de governança e políticas públicas, Porto está um pouco abaixo, mas muito próximo de Florianópolis. O pesquisador indica que, nas duas cidades, as plataformas de informação e a governança e políticas públicas consideram o uso de tecnologias otimizadas, amigáveis e com boa conectividade, que geram experiências escaláveis e de boa projeção na promoção e comunicação do destino turístico. Além disso, considera-se a integração das instituições e estruturas com objetivos comuns e voltados para a movimentação do setor econômico em elevação.

 

Na dimensão que considera liderança e relações culturais, Porto dispara na frente. Há um equilíbrio, no entanto, na criação de programas de redes de cooperação baseadas em desenvolvimento das habilidades e competências dos destinos, de acordo com a vocação regional de cada um, com foco na liderança, proatividade, boa governança e no acompanhamento do planejamento da imagem do destino turístico que alinha um plano de comunicação integrada e a identidade com geração de valor criativo e cultural. O campo está relacionado com a dimensão de empresários criativos e redes. Nele, as duas cidades aparecem no mesmo nível.

 

Como destinos turísticos Porto está pouco melhor classificada do Florianópolis. Renato considera a consolidação das cidades ocorre por meio da priorização da identidade sociocultural, respeito a geografia e ao território. Há, ainda, o aspecto psicológico da comunidade orientada para as ações da economia criativa: “Uma Indústria Criativa robusta e diversificada promove a expansão do turismo e o surgimento do turismo criativo”, indica o pesquisador.

 

Capacitação para a área

A Economia Criativa é baseada na criatividade individual, habilidade e talento e as empresas criativas são catalisadoras de riqueza e criação de empregos desenvolvendo, economicamente, assim, as pessoas, as sociedades, os lugares e os destinos turísticos. Os componentes da economia criativa incluem indústrias de diferentes setores como publicidade, arquitetura, arte, artesanato, design, moda, cinema, música, artes cênicas, publicação, pesquisa e desenvolvimento, software, brinquedos e jogos, entretenimento, televisão, turismo, rádio e videogames.

Desde 2008 a Univali atua, em Florianópolis, na capacitação de profissionais especializados para movimentar a economia criativa. Na Unidade de Ensino, instalada às margens da Rodovia SC 401, no bairro Saco Grande, na Capital catarinense, são oferecidos os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Jogos e Entretenimento Digital, Design de Interiores, Design Gráfico, Fotografia, Marketing, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, além de Administração, Direito, Estética e Cosmética, Gestão Comercial, Gestão em Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Pedagogia, Processos Escolares, Processos Gerenciais e disciplinas do Mestrado em Computação Aplicada e do Mestrado e Doutorado em Administração.

No Campus, salas de aula, biblioteca e laboratórios oferecem estrutura para que os professores das disciplinas práticas possam incluir, como estratégia de ensino, o atendimento da comunidade. No local estão disponíveis estúdio fotográfico e laboratórios de informática, além do laboratório de Cosmetologia e Estética, que inclui salão de beleza, sala de estética facial e corporal, sala de estética dos anexos cutâneos e sala de esterilização.

 

“A Univali move-se pelo ideal de promover uma sociedade melhor em todos os aspectos, do econômico ao cultural. E ela pode, e deve, ser útil ofertando ensino com excelência, fazendo pesquisa de ponta e aprofundando sua presença comunitária nos programas e projetos de extensão”, aponta Carlos Alberto Tomelin, vice-reitor de Graduação e Desenvolvimento Institucional da Univali.

 

Ele diz que o foco e missão da Universidade é ser uma instituição transformadora para os indivíduos e para a sociedade: “Para isso, ela precisa compreender o mundo à sua volta para poder distinguir o sentido das mudanças e o surgimento das novas necessidades. Ao mesmo tempo, precisa ela própria adaptar-se aos novos cenários. A universidade tem de ter esse frescor em todos os seus processos”, resume.

Ele lembra que, alinhados ao movimento, nos campi da Instituição em São José, Biguaçu e Tijucas, também na Grande Florianópolis, são oferecidos, ainda, os cursos de Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Química.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país