keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Plano Plurianual entra e votação e tranca a pauta da Câmara de Itapema

A votação do PPA acontece em duas etapas, portanto, a Sessão da próxima semana terá que seguir as mesmas normas, quando o PPA entrará em segunda votação e discussão. 

A 30ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itapema foi atípica, isso porque teve 30 minutos de duração. Mas se engana quem pensa que foi por falta de proposições. O motivo é que foi iniciada nesta terça (05/09), a votação do Projeto de Lei Nº 85/2017, que dispões sobre o Plano Plurianual (PPA) do Município para o quadriênio 2018/2021.

Quando o PPA entra em votação na Casa, seguindo o Regimento Interno, a pauta do dia deve se ater exclusivamente a ele. Ou seja, nenhum outro PL pode ser votado ou discutido. Além disso, o regimento diz que a Sessão deve durar no máximo 30 minutos, o que acaba impedindo que os vereadores façam uso da palavra por falta de tempo. A Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e a LOA – Lei Orçamentaria Anual, tem o mesmo impacto que o PPA nas Sessões Ordinárias.

O PPA – que foi aprovado em primeiro votação esta semana – é a ferramenta mais importante de gestão dentro da Administração Pública. Ele define a orientação estratégica do governo, suas metas e prioridades para o período e organiza as ações em programas com metas físicas e financeiras. Esses programas conjugam ações para atender a um problema ou a uma demanda da população, planejando os próximos quatro anos do município.

A votação do PPA acontece em duas etapas, portanto, a Sessão da próxima semana terá que seguir as mesmas normas, quando o PPA entrará em segunda votação e discussão. 

 

Outras proposições protocoladas

Além do PPA, os vereadores apresentaram 16 Indicações e dois Requerimentos na Sessão. As indicações legislaram sobre a mobilidade urbana da cidade. Os edis pediram limpeza de boca de lobo, manutenção de pavimentação, implantação de rede pluvial, dentre outros.

Os dois Requerimentos foram assinados pelos vereadores Yagan Dadam (PR) e Xavier Legarrea (PMDB). Neles, Yagan e Xavier pediram à Autopista Litoral Sul que venha implantar faixas elevadas para travessia de pedestres nas Marginais da de Itapema, mais especificamente nas proximidades dos túneis, e redutores de velocidades na Marginal Leste, próximo à Rua 232.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Corpo em decomposição é encontrado próximo de rio em SC

Cadáver foi localizado na linha São José da Barra Verde em Herval d’Oeste

Segurança

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Bombinhas

Prisão ocorreu na tarde desta quarta-feira (24)