keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Poder Judiciário entra na fase de definição de imóvel à nova Unidade Judiciária de Penha

Imóvel deve ser anunciado ainda neste mês

O Poder Judiciário de Santa Catarina já está na fase de definição do imóvel que abrigará a Unidade Judiciária que será instalada na cidade de Penha no próximo dia 20 de setembro, marcando nova fase na história do Município. Anunciada inicialmente pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) como Comarca, em reunião ocorrida dia 26 de julho último, em Penha, a unidade terá uma estrutura mais compacta, após avaliação do Conselho da Magistratura do TJ.

Embora essa estrutura seja menor nesse primeiro momento, o prefeito Aquiles da Costa frisa que é o caminho natural para a evolução à Comarca. O imóvel deve ser anunciado ainda neste mês, e na visão do prefeito, a cidade sai ganhando com a presença de um juiz de Direito e um Promotor a serviço dessa unidade, dando mais autonomia ao Judiciário, já que a estimativa é que até 70% dos processos que tramitam hoje na Comarca de Balneário Piçarras sejam da cidade de Penha.

Juiz e promotor, nessa nova estrutura, terão direito a equipe de trabalho, coroando negociações iniciadas em agosto de 2018, quando o presidente do Tribunal, Rodrigo Collaço, esteve pela primeira vez em Penha para tratar do assunto. Desde então, Aquiles vinha conscientizando o Judiciário sobre o crescimento populacional de Penha e o aumento do número de processos judiciais, que motivariam a demanda local – mais de 25 mil processos à época.

Ainda em 2018, em 18 de dezembro, a Prefeitura assinou protocolo de intenções visando repassar área do Poder Executivo ao Judiciário – o projeto da Praça dos Três Poderes, um centro administrativo que pretende englobar futuras sedes próprias da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Fórum.

Aquiles, mesmo diante da reformulação do TJ-SC, reitera os agradecimentos ao ministro Edson Fachin e sua esposa, a desembargadora Rosana Fachin, presentes na reunião de 26 de julho, e também ao próprio presidente do TJ catarinense, que também esteve na cidade.  

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Geral

Família e amigos de Celso Cavanha realizam 2º Carreteiro Beneficente em Porto Belo

Evento ocorre em 16 de junho e busca arrecadar fundos para o tratamento

Geral

Sicredi Vale Litoral divulga ganhadores da Promoção Verão Premiado

Os prêmios foram valores em dinheiro e automóveis