keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Porto de Itajaí cresceu 37% no primeiro semestre de 2019

O mês de junho teve o melhor desempenho da autarquia

Os seis primeiros meses de 2019 apontaram o crescimento de 37% no Porto de Itajaí. No comparativo com o mesmo período de 2018, foram 2.606.043 toneladas movimentadas na margem direita do Rio Itajaí-Açu. Houve também o aumento de 26% de atrações nos berços públicos e na empresa arrendatária APM Terminals, com 240 navios aportados. Os dados foram divulgados pelo Setor de Estatísticas da Gerência de Operações da Superintendência da autarquia municipal.

Na quantidade de TEU‘s (unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés), destacou-se um crescimento de 32% com 230.369 contêineres movimentados. “O Porto de Itajaí já é reconhecido no Brasil pela sua excelente movimentação de cargas e para nós é motivo de muito orgulho, pois hoje temos um porto com 100% de capacidade operacional”, salienta o prefeito Volnei Morastoni.

O Complexo Portuário de Itajaí movimentou 6.658.309 toneladas, um crescimento de 9%. Na movimentação de contêineres, o total foi de 598.110 unidades e representou aumento de 8%. Já no número de atracações, o aumento foi de 4% com a atracação de 513 navios. Os três itens apresentaram crescimento em relação ao mesmo período de 2018.

Junho: o mês de destaque
O mês de junho alcançou as melhores marcas do semestre. A movimentação geral de cargas cresceu 42% e totalizou 471.759 toneladas. Foram registrados 43 navios atracados, com aumento de 30%. Na quantidade de TEU‘s, o aumento foi de 43% e apresentou a movimentação de 43.623 unidades. Todos os números foram comparados com o mês de junho de 2018.

Quanto aos dados gerais do Complexo Portuário de Itajaí, os índices também mostraram crescimento nas seguintes áreas: movimentação de cargas, atracações de navios e quantidade de contêineres. A movimentação de cargas evoluiu para 22%, com 1.218.412 toneladas. Nas atracações, o aumento foi de 10% com 90 navios atracados. Na quantidade de contêineres de 20 pés, registrou-se 16% de aumento com 110.952 unidades movimentadas.

“Fico extremamente feliz com os números apresentados neste semestre e certamente mais confiante em saber que podemos manter ou até mesmo superar os índices, através das operações no Porto de Itajaí até dezembro”, pontua Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

1º Ano de operações Roll On Roll Off
Em 09 de junho (terça-feira), as operações realizadas pelo sistema Roll On Roll Off ganharam destaque e completaram o primeiro ano no Porto de Itajaí. Mais de 20 escalas de navios foram registradas e oportunizaram o desembarque de mais de 27 mil veículos, todos importados pela montadora norte americana General Motors (GM-Chevrolet).

Iniciada com testes, as operações de importação de carros pela montadora GM foram oficializadas após comprovação da eficiência e qualidade dos serviços prestados por meio da arrendatária APM Terminals. As operações contaram com o trabalho de equipes de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de categorias diferenciadas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Economia

Rendimento com aluguel em SC cresceu 16,5% em 2023

Pesquisa do IBGE mostra crescimento do rendimento após 2 anos seguidos de queda