keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Porto de Itajaí realiza segundo teste de desembarque de veículos GM

Carros importados da Argentina serão desembarcados a partir das 19h30 desta segunda-feira, 9

fundema desenvolve cartilha de conscientizacao sobre coleta seletiva em picarras 1559909470 Visor Notícias

 

Por motivos de atraso na navegação, a segunda atracação de operações de “teste”, da montadora General Motors (Chevrolet), que estava prevista para acontecer na manhã desta terça-feira, 10, irá acontecer hoje à noite a partir de 19h30 e tem seu término programado para às 5h.

São 1000 unidades (carros) que estão sendo trazidos do Porto de Zarate (Argentina) pelo navio de bandeira panamenha (European Highway), cujo comprimento é de 180 metros e boca 32,20m. Sua previsão de atracação era às 3h de hoje e início das operações a partir de 7h de hoje. De acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, a decisão em adiantar a descarga dos veículos partiu por parte do Armador e assim não atrasar sua ida até o próximo destino.

A embarcação atracou novamente no berço 02 da APM Terminals (empresa arrendatária do Porto Público de Itajaí), e ao término de sua operação, desloca-se para o Estado do Rio de Janeiro ainda pela madrugada.   

Esse tipo de movimentação em portos é através do sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto.

No mês passado, em nove de junho, uma frota de 500 veículos marca CRUISE da GM foram trazidos pelo navio de bandeira do Panamá, o Apollon Highway. A embarcação deste porte de operações saiu da Argentina e realizou sua atracação na margem direita do rio, no berço 02 da APMT.

A primeira operação “teste” na APM Terminals foi realizada com sucesso e todo o processo de desembarque encerrou em menos de cinco horas. Cerca de 104 carros foram descarregados por hora obtendo 100% de eficiência na operação e sem nenhuma avaria registrada. 

Assim como na primeira operação, neste segundo “teste”, os veículos descerão por uma rampa e serão conduzidos até o cais público no berço 03. Na sequência serão conduzidos ao Armazém 03 onde permanecerão no local interno para uma vistoria por parte de profissionais da Gerência de Operação Portuária. Após a vistoria, os veículos sairão pelo Portão/Gate 2 (específico para cargas especiais) e não irá conflitar com a movimentação de cargas de contêineres. Em seguida serão encaminhados até o RAC – Recinto Alfandegado Contíguo e no local serão carregados para as “Cegonheiras” e por fim, transportados aos seus locais de destino.

O RAC – Recinto Alfandegado Contíguo tem 25 mil metros quadrados de área e com este desembarque de 500 veículos da GM ocupará cerca de 40% de seu espaço físico.

A união de forças foi essencial para a realização destes “testes”. Desde março reuniões periódicas vinham ocorrendo com membros da Superintendência do Porto de Itajaí, Gerência e diretores de Relações Governamentais da General Motors no Brasil – Gestão Logística (TEGMA), diretores da APMT de Itajaí, diretores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Prefeitura Municipal de Itajaí através das Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, da Fazenda e Procuradoria Geral do Município.

Segundo informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, após esse segundo “teste” de desembarque, está prevista uma terceira operação “teste” ainda dentro deste mês de julho, provavelmente no dia 22, descarregando mais 1000 unidades no Porto de Itajaí com a possibilidade de serem quinzenais e previsão de até 2500 veículos por navio.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e para estas operações de “testes”, os veículos são das marcas Equinox, Camaro e Tracker (SUV), ao qual serão embarcados pelo México e transportados diretamente até o Porto de Itajaí e tem destino programado para as regiões Sul e Sudeste do país.

O Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

Em termos financeiros por geração de rendas e valores arrecadados, somente com o avanço e permanência dessa atividade entrando pelo Porto de Itajaí, é que se terá um somatório através de incentivos fiscais para a economia de Itajaí e do Estado de Santa Catarina quanto as importações dos veículos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Trânsito

Trânsito da BR-101 no Morro dos Cavalos é liberado após seis dias de interdição

A pista foi interditada após a queda de uma barreira na noite de sábado (13)

Eventos

Praia Brava recebe 4º Festival Gastronômico em maio

O evento ocorrerá de 1º a 31 de maio, com participação de renomados chefs do cenário catarinense