Praias do Estaleiro e Estaleirinho foram aprovadas por júri nacional do Bandeira Azul

Essa aprovação significa que Estaleiro e Estaleirinho estão mais perto de obter a certificação do programa.

Publicado em 02/07/2018

Praias do Estaleiro e Estaleirinho foram aprovadas por júri nacional do Bandeira Azul
Outlet Porto Belo

As praias do Estaleiro e Estaleirinho foram aprovadas pelo júri nacional do programa Bandeira Azul. Nesta segunda-feira (02), a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) foi informada da decisão do júri, que esteve reunido para avaliar a documentação das praias candidatas no sábado (28).

Essa aprovação significa que Estaleiro e Estaleirinho estão mais perto de obter a certificação do programa. Para avaliar as praias, o júri teve como base 19 anexos referentes aos quatro principais temas abordados pelo Bandeira Azul (Informação e Educação Ambiental, Segurança e Equipamentos, Qualidade de Água e Gestão Ambiental) e um questionário preenchido para cada uma das praias inscritas na fase piloto do Bandeira Azul.

A próxima etapa será obter a aprovação do júri internacional. Até outubro, o Município deve finalizar as obras de infraestruturas previstas pelo programa para a conquista da Bandeira Azul. “A etapa que atualmente nos encontramos é a mais difícil. É nesta etapa que precisamos enfrentar os procedimentos e a burocracia administrativa para contratação de bens e serviços, os quais são imprescindíveis para atender aos critérios exigidos pela certificação”, diz a diretora de Fitoterapia da SEMAM, Nayara M. Hirsch.

Entre as obras que devem ser feitas para atender aos critérios estão a construção de banheiros, construção e reforma dos postos guarda-vidas, construção e reformas das passarelas de acesso à praia (incluindo a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais) e chuveiros.

O Município seguirá, no ano que vem, visando à certificação da Praia de Taquaras, que também estava inscrita. “A Praia de Taquaras foi mantida na fase piloto do programa, pois é necessário investir em estudos intensos para a despoluição da lagoa que, há décadas, encontra-se com balneabilidade imprópria. O Bandeira Azul exige que a lagoa esteja própria para que a praia consiga a certificação. Vale ressaltar que Taquaras possui uma excelente qualidade de água, tendo um histórico muito positivo de balneabilidade, o que não ocorre com a lagoa, a qual precisa ser despoluída, e é isso que faremos no próximo ano”, comenta o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.

Cerimônias de entrega das bandeiras ocorrem em novembro

O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. Com o propósito de elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e de incentivar ações que conduzam à resolução de conflitos existentes, o programa Bandeira Azul teve início na Europa em 1987 (no Brasil, existe desde 2004). É uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) – Fundação para Educação Ambiental. No Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis.

“Estamos felizes em conquistar esta etapa tão importante e, também, confiantes com as que estão por vir. Esperamos, inclusive, que nossa confiança contagie os demais para que, juntos, ao final do ano, possamos hastear as duas bandeiras e, assim, elevar o nosso Município a um patamar de igualdade ao dos países desenvolvidos no tocante à qualidade em gestão de praias”, conclui o secretário.

As cerimônias de entrega das bandeiras ocorrem em novembro.

COMENTE ABAIXO ⬇

Incêndio em carreta fecha BR-101 em Itapema

Um incêndio em uma carreta fechou a BR-101 na altura do morro das Calotas, em Itapema. O trânsito foi fechado nos dois sentidos. Ainda não há informações sobre o que causou o fogo ou se há feridos. O incidente ocorreu por volta das 12h30...

Corpo de recém-nascido é encontrado congelado em Camboriú

Nesta quinta-feira (12) a noite, a Polícia Militar de Camboriú registrou uma ocorrência inesperada e chocante. Um bebê recém-nascido foi encontrado congelado em um depósito de materiais recicláveis no bairro Lídia Duarte, em Camboriú. No...

Morre sexta vítima de acidente no interior de SC

A Polícia Rodoviária Militar confirmou a sexta morte do acidente entre uma carreta e um carro da Secretaria de Saude de Santa Cecília. A vítima era uma mulher que havia sido transferida para o hospital. A colisão ocorreu na tarde desta...

Carro é furtado em creche com criança de 9 anos dentro

Na manhã desta terça-feira (10) a Polícia Civil registrou uma tentativa de furto na cidade de Concórdia, no Oeste do Estado. Segundo informações, o criminoso entrou dentro do veículo, onde estava uma criança de 9 anos dentro. Esse caso...