keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras receberão placas de orientação sobre o programa Bandeira Azul

Serão instaladas sete placas com informações sobre o programa, recomendações aos usuários das praias e as ações previstas para serem realizadas nesta fase piloto.

As praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras, em Balneário Camboriú, estão inscritas na fase piloto do Bandeira Azul, que é um programa internacional de certificação ambiental para praias e marinas. Nesta quarta-feira (27), às 17h mais uma etapa da fase piloto será executada. Serão instaladas sete placas com informações sobre o programa, recomendações aos usuários das praias e as ações previstas para serem realizadas nesta fase piloto.

“Estas ações terão que ser desenvolvidas durante o ano de 2018, já que pretende-se hastear as bandeiras azuis em novembro de 2018”, contou o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd. Duas placas serão colocadas na praia de Taquaras, três no Estaleiro e outras duas no Estaleirinho. Os três locais terão que se adequar e se tornar ecologicamente corretas para então ter a bandeira hasteada.

O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE (Fundação de Educação Ambiental) e serve como certificado de qualidade para praias do mundo inteiro. Em Balneário Camboriú o programa é uma iniciativa do governo municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente, e conta com o apoio do Ministério Público catarinense. Os critérios para comprovação de qualidade abrangem recursos como acesso à informação por parte da população (sinalização e normas de conduta), qualidade da água do mar (balneabilidade), gestão ambiental (preservação e gestão do lixo gerado) e serviços disponibilizados como segurança e oferta de chuveiros, banheiros, planos de emergência e equipamentos de salvamento.

Além da colocação das placas, o Município já iniciou o trabalho de campo com levantamento da infraestrutura das praias; iniciou as obras de complementação da rede de esgoto das Praias de Laranjeiras (que será entregue em janeiro) e Taquaras (que será concluída em fevereiro); e também iniciou as coletas de água das praias inscritas, por um laboratório credenciado pela FATMA. Já foram elaborados os diagnósticos das praias de Taquaras e Estaleiro e em janeiro será elaborado o de Taquaras. “Com estes diagnósticos poderemos atacar os principais problemas de cada praia de uma forma organizada e com metas”, contou o secretário.

Em todo o Brasil apenas cinco praias possuem a bandeira, sendo que duas delas ficam em Santa Catarina (Praia Grande – Governador Celso Ramos e Lagoa do Peri – Florianópolis). Balneário Camboriú também está se esforçando para conseguir resultados positivos que contribuam para que, em novembro de 2018, a Bandeira Azul seja posta em suas areias. Além das ações já realizadas, a cidade vai contar com a ajuda de um gestor de praias recentemente contratado para orientar o andamento do projeto. “Não será uma tarefa fácil, mas com o objetivo claro da responsabilidade que temos de conservar e preservar o patrimônio ambiental das nossas praias, acreditamos içar as três bandeiras daqui um ano”, finalizou Ike Gevaerd.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave