keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Prefeito de Penha lidera comitiva de pescadores que reivindicará direitos em Brasília

Mais de 100 pescadores catarinenses estarão em Brasília, na próxima terça-feira, dia 06, para participar de uma audiência pública organizada pela Frende Parlamentar da Pesca, onde os profissionais e empresários do setor, com apoio de […]

9cd894682403a7db4c4322ff9fd4cc78 Visor Notícias

Mais de 100 pescadores catarinenses estarão em Brasília, na próxima terça-feira, dia 06, para participar de uma audiência pública organizada pela Frende Parlamentar da Pesca, onde os profissionais e empresários do setor, com apoio de parlamentares e autoridades locais, pretendem pressionar o governo federal para que recue ou atue contra medidas que impactam negativamente no setor pesqueiro. “Precisamos nos unir e mostrar nossa força. Está demais, uma hora é a carteirinha, outra hora é a 445, agora são as 12 milhas. Precisamos que o governo entenda de uma vez por todas a importância da pesca”, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca) Henrique Pereira. 

Os empresários da pesca e pescadores, industriais e artesanais, de Penha, também vão participar do evento. Um ônibus foi fretado pelo movimento, com saída marcada para as 10 horas da manhã deste domingo, em frente a sede da APEG (Associação dos Pescadores do Gravatá), no bairro do Gravatá. “Alguns empresários e autoridades também vão com seu próprio veículo ou de avião”, informa o secretário da pesca de Penha, Ronaldo Laurentino, o Tito.

O prefeito Aquiles da Costa é um dos líderes da comitiva catarinense, e articulou a realização da audiência junto a frente parlamentar da pesca. “O governo e órgãos federais precisam se conscientizar que as ações e legislação atual está prejudicando uma classe inteira de trabalhadores e empresários, ameaçando seu próprio sustento. É nossa obrigação, enquanto prefeito municipal, de ficar ao lado e lutar pelos pescadores, um setor importante da nossa população, a própria origem da cidade de Penha”, diz o prefeito, que também estará no encontro, ao lado de outros prefeitos da região, como de Celso Ramos e Bombinhas, já confirmados.

Além do Sintrapesca, também participam do movimento o Sindicato do s Armadores e das Industrias (Sindipi), com apoio das prefeituras de Penha, Itajaí, Celso Ramos e Bombinhas.

Uma das principais reivindicações do setor na audiência será a revisão da proibição da pesca nas 12 milhas próximas à costa do Rio Grande do Sul. Na teoria a proibição é para a pesca de arrasto, mas, na prática, barcos de outras modalidades já foram autuados. 

Busca de Recursos

Além de participar da audiência pública em defesa dos pescadores, o Prefeito Aquiles da Costa também vai aproveitar a viagem a Brasília para articular recursos junto ao governo federal.

O prefeito já tem agendadas reuniões com a Defesa Civil Nacional, para tratar da liberação de recursos para a execução do PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada) no Morro da Praia de São Miguel; no Ministério do Trabalho para obter emissão de certidão negativa de débitos, decorrente de uma dívida com o programa Pró-Jovem do ano de 2016; e no Ministério do Turismo, para obter a certidão negativa de débito, decorrente do plano municipal de turismo aprovado em 2008. Ambas são necessárias para que a prefeitura possa estar apto a buscar financiamentos para obras e ações na cidade.

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Eventos

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú