keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Primavera começou com previsão de pouca chuva e temperatura acima da média

Sexta-feira, 22, foi de intenso calor. No litoral, moradores e visitantes aproveitaram para ir a praia

O inverno de 2017 foi mais seco e quente do que o normal em Santa Catarina, dominado por frequentes bloqueios atmosféricos nos oceanos Pacífico e Atlântico, responsáveis por períodos prolongados sem chuva e estiagem no estado, sobretudo nos meses de julho e setembro. As frentes frias, principais sistemas meteorológicos causadores da chuva durante a estação, foram escassas e consequentemente também as massas de ar polar, resultando em temperaturas mais altas.

A primavera começa oficialmente pelo calendário astronômico nesta sexta-feira, 22, às 17h02, quando ocorre o equinócio de primavera no Hemisfério Sul, quando o dia e a noite têm a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites.

Nesta sexta, o tempo fica ensolarado e as temperaturas continuam altas em Santa Catarina. A máxima pode chegar a 33ºC no Extremo-Oeste. No restante do estado, varia entre 27ºC e 32º. O vento sopra de Noroeste, passando a Sudoeste no fim do dia. A intensidade é fraca a moderada, com rajadas. Há previsão de chegada de frente fria ao Litoral de Santa Catarina no sábado, 23, provocando chuva e amenizando o calor. 

Segundo a Epagri/Ciram, haverá aumento de nuvens e chuva, começando pelo Sul do estado ainda pela manhã e estendendo-se para Oeste no período da tarde. À noite, a condição é de chuva mal distribuída nas demais regiões.

Primavera pouco chuvosa

Em 2017, a primavera deve contrariar a climatologia, tratando-se de uma das estações mais chuvosas do ano, a previsão é de chuva abaixo do esperado e temperatura acima da média climatológica, ou seja, a continuidade do padrão seco e quente já observado no inverno,  com risco de queimadas. Outubro é o mês mais provável de ter chuva próxima à média, com chance de minimizar a situação de estiagem no estado.

Na primavera, são comuns os temporais com granizo e ventania e, por vezes, acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Essa condição pode ocorrer com menor frequência nos próximos meses, mas não deve ser descartada. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Temperatura

A previsão é de temperatura acima da média climatológica em SC no próximo trimestre. Especialmente na primeira quinzena de outubro ainda pode chegar ao estado uma ou outra massa de ar frio, com diminuição de temperatura e formação de geada fraca no Planalto Sul. Também são caraterísticas de inverno/primavera os nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade. 

Risco de ressaca e alagamento no Litoral de SC

Durante este fim de semana, retorna a condição de ressaca no Litoral de SC, devido à passagem de uma frente fria. Ondas com altura entre 1,5m e 2m, vindas de Leste, associadas ao empilhamento da água na costa causado pelo vento Sul podem provocar inundações costeiras nas áreas mais baixas da costa catarinense a partir da tarde de sábado, 23, até o início de segunda-feira, 25. Recomenda-se especial atenção para os horários de maré astronômica cheia, quando o nível do mar ficará ainda mais elevado, de acordo com a tabela abaixo:

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Família de Balneário Camboriú busca apoio para tratamento de Bernardo

Menino de seis meses foi diagnosticado com Braquicefalia severa e Plagiocefalia leve

Geral

Casais já podem se inscrever gratuitamente para o casamento coletivo de Itajaí

Iniciativa faz parte das festividades em celebração aos 164 anos da cidade

Geral

Morre o filósofo Newton da Costa, referência em lógica

Costa foi professor da UFSC e atualmente morava em Florianópolis

Geral

Chuvas afetam produção na Ceasa e preços de hortaliças devem subir

Plantações de alface, rúcula e morango foram as mais afetadas

Mais notícias

Infraestrutura

Ônibus têm mudanças nas rotas em função das obras no centro de Itajaí

Há trechos com bloqueios no cruzamento da rua Silva com a avenida Marcos Konder

Segurança

Suspeito de matar jovem após render família é preso em Joinville

O crime ocorreu na noite do dia 22 de fevereiro; a pena vai de 12 a 30 anos de prisão