keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Primeira turma de agentes mirins de defesa civil é formada em Penha

Foi realizada na Associação Beto Carrero (ACERB), no município de Penha, a formatura da primeira turma de agentes mirins de proteção e defesa civil. A iniciativa faz parte do Projeto Defesa Civil na Escola e […]

Foi realizada na Associação Beto Carrero (ACERB), no município de Penha, a formatura da primeira turma de agentes mirins de proteção e defesa civil. A iniciativa faz parte do Projeto Defesa Civil na Escola e busca despertar nas crianças a percepção de risco e autoproteção. A capacitação dos 33 alunos, com idade entre 9 e 12 anos, durou um semestre e foi realizada por meio de uma disciplina especial na Escola Municipal João Antônio Pinto, no bairro Olaria.

O evento contou com a presença do diretor de gestão de educação da Defesa Civil de Santa Catarina, Coronel BM Alexandre Correia Dutra, do prefeito de Penha, Aquiles da Costa, e da coordenadora municipal de Defesa Civil, Edinéa Corrêa. O mascote da Defesa Civil Estadual, o cão Radar, também marcou presença e interagiu com as crianças reforçando a mensagem: “Defesa Civil Somos Todos Nós”. Durante a cerimônia, também foi realizada a formação do primeiro Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) de Penha, composto por moradores do bairro.

Segundo a coordenadora municipal, a experiência realizada na Escola João Antônio Pinto foi considerada um sucesso na formação dos pequenos agentes. A unidade escolar foi piloto do projeto em Penha e o objetivo é criar uma disciplina específica nas outras escolas e bairros, como forma de cumprir o Plano de Defesa Civil (PDC) local.

Outro destaque foi a presença do Instituto Federal de Camboriú (IFC), que também foi responsável pelo conteúdo repassado nas aulas.  De acordo com Edinéa, as crianças estão aptas para identificar emergências e possíveis eventos ambientais. “É um trabalho de prevenção e mitigação com percepção de áreas e situações de risco, como alagamentos ou deslizamentos”, finalizou.

O Prefeito de Penha parabenizou os formandos, direção da escola, comunidade local pelos avanços alcançados. Da mesma forma os bombeiros militares e professores do IFC presentes. Aquiles lembrou ainda dos momentos difíceis enfrentados no início deste ano quando foram registrados os piores eventos climáticos da história do município.

“Foram exatos 30 dias de diferença entre as duas enxurradas, e gente de 90 anos de idade, moradores de Penha há 50, disseram que nunca viram uma força da natureza tão destruidora”, comentou Aquiles. Para o prefeito, as crianças serão agora multiplicadoras do conhecimento adquirido sobre proteção e defesa civil, colaborando com bombeiros e sociedade.

No decorrer da cerimônia  foi assinado o termo de compromisso para a continuidade do Projeto Defesa Civil na Escola no Município.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Construção abandonada pega fogo em Porto Belo

Até o momento, não foi identificado nenhum responsável pelo imóvel

Cultura e Lazer

Futuro de construção de 1907 em Florianópolis será discutido nesta sexta

Até 1964, a edificação abrigou trabalhadores que fabricavam navios e estaleiros; depois o local foi abandonado e palco de homicídio