keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

PROCON orienta consumidores sobre a Black Friday

Nesta sexta-feira (23) haverá a famosa “Black Friday”, ou “Sexta-feira Negra” em português.

Nesta sexta-feira (23) haverá a famosa “Black Friday”, ou “Sexta-feira Negra” em português. O dia é marcado por promoções ao redor do mundo, e em Balneário Camboriú não é diferente. Em razão disso, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Balneário Camboriú (Procon/BC) orienta os consumidores da cidade sobre quais são os direitos e deveres dos estabelecimentos e de clientes.

“É muito importante que tanto estabelecimentos comerciais quanto consumidores estejam cientes sobre o Código de Defesa do Consumidor. Trata-se de um dia muito intenso em compras, alguns vendedores o estendem ao fim de semana. Por isso, o consumidor deve estar atento aos detalhes, como preços muito baixos, e às compras pela internet”, disse o diretor do Procon/BC, Jean Carlo Lopes.

Confira as dicas divulgadas pelo Procon:

1 – Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o direito de arrependimento. O prazo é de sete dias a partir do recebimento da mercadoria.

2 – É dever do fornecedor cumprir o anunciado. Por isso, atenção na hora da confirmação do pagamento, o preço deve ser idêntico ao ofertado.

3 – Atenção ao valor cobrado pelo frete que pode ser tão caro a ponto de não compensar o desconto no valor da mercadoria.

4 – Confira a credibilidade da loja. Para isso, procure no site a identificação da loja, como CNPJ e etc. Se estas informações não estiverem disponibilizadas, escolha outro fornecedor.

5 – Desconfie de ofertas mirabolantes, especialmente se a loja for desconhecida.

6 – Não compre por impulso. Não se endivide para comprar. Estipule quanto pretende gastar com cada item que deseja. Compare-o com o de outras marcas. Verifique se ele corresponde às suas expectativas. Lembre-se que parcelamento é dívida e que você terá que lidar com esta obrigação ao longo dos próximos meses. Se for inevitável, certifique-se de que o parcelamento cabe no seu orçamento e se este dinheiro não lhe fará falta no futuro.

7 – Garantia do produto, política de troca, prazo de entrega, também pode virar pegadinha durante este evento. Por isso, fique atento às letras de rodapé.

8 – Guarde todos os comprovantes do processo de compras: e-mails, boletos, extratos, comprovantes do cartão de crédito e protocolos de atendimento.

9 – Por fim, lembre-se que em caso de problemas com as compras durante a Black Friday, não hesite em exigir seus direitos. Primeiro procure o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da loja. Anote o protocolo. Se esta medida não lhe trouxer solução, entre em contato com o Procon.

O Procon/BC fica na Rua 200, número 856 e seu horário de atendimento é das 13h às 18h. Para denúncias ou reclamações, disque 151 ou envie um e-mail para o endereço [email protected]

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Segurança

Carro furtado em Chapecó é recuperado em ferro-velho em Balneário Piçarras

Agentes receberam a informação de que um veículo produto de crime estaria no pátio do ferro velho

Segurança

Laboratório de drogas em SC tinha fórmulas químicas e até decoração inspirada em ‘Breaking Bad’

Assim como na série, o laboratório real buscava se destacar no submundo do crime pela suposta “pureza” de seus produtos