keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Professora de Psicologia desenvolve escala de apego à moradia em área de risco

Instrumento é resultado da tese de doutorado da docente e será disponibilizado a municípios da região interessados na ferramenta

 

Em um momento de desastre socioambiental são muitas as decisões a serem tomadas, de forma imediata. Uma das perguntas que surgem com frequência para quem reside em área de risco é – Será que realmente preciso deixar tudo e sair de casa? Ao mesmo tempo, equipes de Defesa Civil buscam tomar as medidas necessárias. Foi pensando em auxiliar neste processo que a psicóloga, egressa e docente da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Roberta Borghetti Alves, criou uma escala de apego à moradia em área de risco que reúne evidências de validade e precisão.

A proposta resultou na tese de doutorado de Roberta, que criou o instrumento para uso dos serviços relacionados à política de proteção e defesa civil, motivada principalmente pelas enchentes do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A docente conta que, ao assistir notícias que mostravam que mesmo após o desastre as pessoas não queriam sair de sua moradia sendo consideradas como “resistentes”, pensou em uma ferramenta de auxílio para chamar a atenção dos profissionais envolvidos. De acordo com ela, muitas pessoas permanecem na residência por terem criado vínculo com o lugar e por este ter características que atendam a sua necessidade. “Com este instrumento os serviços poderão pensar em estratégias, para mitigar os riscos de desastre de modo a ser aplicado antes da ocorrência”, comenta.

A professora explica que as pessoas mais apegadas poderão ser orientadas para ações de redução de risco, como, por exemplo, a construção de muros de contenção para encostas, realizar simulados para a preparação de ocorrência de desastre, estabelecer lideranças comunitárias. Já as menos apegadas podem ser direcionadas a outras alternativas, como ao aluguel social. “Este instrumento trará elementos que auxiliarão na tomada de decisão dos gestores, considerando o histórico e vínculo que estas pessoas têm com o lugar”, ressalta a docente.

A escala proposta é de tipo likert, com cinco possibilidades de classificação de resposta. Vinte questões compõem o instrumento, que deve ser impresso e lido para a população que possui dificuldades de leitura e escrita, e autoaplicado aos demais participantes. A intenção da autora é colocar a solução à disposição de todos os municípios que tenham serviços voltados à proteção e defesa civil.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Suspeito de incendiar apartamento da ex em Florianópolis é preso

O crime ocorreu em 31 de março mas o homem que estava foragido, foi preso nesta quinta-feira (18)

Segurança

Banco Central anuncia vazamento de 3 mil chaves PIX

Este incidente marca o oitavo vazamento desde o início do sistema de pagamentos instantâneos em novembro de 2020