keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Programa de Vivência Ambiental reúne mais de 1,5 mil pessoas anualmente na Ilha de Porto Belo

Atividade funciona como um laboratório natural para estudantes, profissionais e comunidade em geral 

epagri desenvolve estudo sobre qualidade de agua em balneario camboriu 1557411737 Visor Notícias

Cenário de belas paisagens, a Ilha de Porto Belo é também recanto da fauna e flora brasileiras. Em seu entorno, na baía de mesmo nome, há ainda uma intensa atividade marinha. Elementos mais do que especiais para vivenciar um verdadeiro laboratório natural vivo diante dos olhos. E é durante o período de baixa temporada que as atividades do Programa de Vivência Ambiental ganham força. Por ano, são recebidas mais de 1,5 mil pessoas, de diferentes faixas etárias e cidades brasileiras, que vêm em busca de conhecimento e experimentação prática sobre o dia a dia da natureza.

O projeto que ocorre por agendamento prévio já recebeu visitantes de praticamente toda Santa Catarina, além de municípios do Paraná e do Rio Grande do Sul. Os visitantes (sejam eles estudantes, professores, profissionais ou a comunidade) conhecem as atrações naturais e culturais do empreendimento e arredores. A programação dura cinco horas, entre 8h30min e 13h30min, e são necessários grupos mínimos de 30 pessoas.

Os grupos participam de uma programação que inclui passeio de escuna, caminhada ecológica guiada pela trilha da “Pedra da Cruz”, visita ao sítio arqueológico da Ilha de Porto Belo, ao Ecomuseu Univali, aula de Biologia Marinha, contato com espécies marinhas, relação direta com as belezas naturais da Ilha e almoço tipo bufê livre no continente.

O administrador do empreendimento, Alexandre Stodieck, destaca que o passeio de escuna vai além do translado do continente até a Ilha. “É feita uma visita à baía de Caixa D’Aço, um dos mais belos recantos da região”, afirma. Ele comenta que a curiosidade do nome está relacionada a um fato histórico. Em 17 de fevereiro de 1777, o almirante inglês, comandante de uma frota portuguesa, Robert MacDowall, refugiou-se na enseada para evitar o combate com uma esquadra espanhola de 116 naus, comandada por Pedro de Cevallos Cortéz y Calderón que, após vasculhar a área e nada encontrar, seguiu com suas embarcações para a Ilha de Santa Catarina, atual Florianópolis. MacDowall, então, referiu-se ao local como um lugar tão seguro quanto uma “caixa de aço”.

A programação contempla ainda visita ao sítio arqueológico da Ilha de Porto Belo, para observação de gravuras rupestres de mais de quatro mil anos. Pesquisadores apontam que estes desenhos tenham sido feitos pelos Homens de Sambaqui, pelos Jês Meridionais (Kaigang e Xokleng) ou ainda pelos dois povos. As gravuras podem ter servido para marcar território ou indicar um lugar de ritual, entre outras hipóteses ligadas ao cotidiano dessas populações. “De uma maneira geral, o programa Vivência Ambiental da Ilha de Porto Belo recebe grupos escolares para day use, com o objetivo de oferecer a experimentação de conteúdos da sala de aula ao ar livre. Desta forma os alunos podem ver, sentir e entender, na prática, como o meio ambiente funciona e como é vital a preservação”, salienta o administrador do empreendimento.

 

Como funciona:

– Agendamento prévio pelo e-mail [email protected] 

 

O que o programa inclui

– Passeio de escuna pela baía de Porto Belo;

– Caminhada ecológica guiada pela trilha da “Pedra da Cruz”;

– Visita ao sítio arqueológico da Ilha de Porto Belo;

– Visita ao Ecomuseu Univali;

– Aula de Biologia Marinha;

– Contato com espécies marinhas (invertebrados);

– Contato direto com as belezas naturais da Ilha;

– Almoço tipo bufê livre no continente (opcional).

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Utilidade Pública

Site da Prefeitura de Itapema está temporariamente fora do ar após invasão

Até o momento, não foi estabelecido um prazo para que o site volte a funcionar

Geral

Caminhonete é flagrada transportando um cabrito amarrado sob um porco

De acordo com a legislação, animais desse porte devem ser transportados em Veículos de Transporte de Animais Vivos (VTAV)