keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Projeto leva música clássica para creches da rede pública de Itajaí

Apresentações são gratuitas e beneficiam crianças do bairro Cidade Nova

A Fundação Cultural de Itajaí promove, a partir desta quarta-feira (07), um projeto que leva música erudita para 80 crianças matriculadas em dois Centros de Educação Infantil (CEIs). Com um repertório selecionado especialmente para elas, a iniciativa tem por objetivo oferecer música clássica nas creches da rede pública do município.

Visando aproximar os espectadores do estilo musical, é trabalhada a sensibilidade, percepção, observação e criatividade das crianças. A ação atende alunos com idade entre três e seis anos, além de professores e funcionários das unidades localizadas no bairro Cidade Nova.

As apresentações duram em torno de 40 minutos e contemplam um bate-papo e interação com as crianças presentes. De forma mais didática, a plateia conhece um pouco mais sobre os instrumentos, seus fatos históricos e algumas curiosidades do equipamento.

Nesta quarta-feira, as escolas beneficiadas foram Omar Luis Macagnan e João Sandri. A plateia infantil demonstrou interesse em conhecer os instrumentos e reconheceu músicas como “Beauty And The Beast” (tema do filme A Bela e a Fera – Disney), “Hallelujah” (Leonard Cohen) e a clássica canção natalina “Noite Feliz”.

O projeto é patrocinado pela Fundação Cultural por meio do Edital de Lei de Incentivo à Cultura. O grupo, formado pelos músicos Saimon Simas (violino), Daniel Odelli (violoncelo) e Rodrigo Pinheiro (piano) ainda espera beneficiar em torno de duas mil crianças durante suas 10 apresentações.

Nesta quinta-feira (08) o projeto atenderá o CEI Dayana Maria de Souza, às 10h, o CEI Professora Mauricélia às 13h30 e o CEI Eduardo Canziani às 15h30. Na próxima semana o projeto também passará pelos CEIs Maria Regina Coppi Vicente, Euclides Ciriaco Meirinho e Dra Zilda Arns Neumann.

Sobre o projeto
O projeto, que já está na sua terceira edição, foi criado pelo violista itajaiense Saimon Simas. Ele explica que a ideia surgiu após uma pesquisa sobre a influência da música erudita em crianças pequenas. Assim, Saimon percebeu a necessidade de aproximação ao estilo musical e criou o projeto para os bairros onde a população, de modo geral, tem mais dificuldade em acessar eventos culturais.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Mãe e filho são presos após assassinar idosos e deixar padre ferido em festa em MT

O alvo dos disparos seria o dono da casa, que não chegou a ser atingido

Trânsito

Caminhão sai da pista e colide em árvore na BR-282 em SC

O acidente ocorreu em Iraceminha, no Oeste do Estado