keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Projeto leva música e palestra às escolas de Balneário Camboriú

Município lança projeto-piloto "ABRAÇO à Vida nas Escolas"

Os alunos do Centro Educacional Municipal Tomaz Francisco Garcia tiveram uma manhã diferente nesta segunda-feira (1), quando na hora do recreio foram surpreendidos pela equipe do Programa ABRAÇO à Vida, que agora será extensivo às escolas. A ação tem a parceria da Secretaria de Segurança, que leva às unidades escolares a Guarda Municipal e Agentes de Trânsito. O evento que reuniu alunos, corpo docente, secretários municipais e o prefeito Fabrício Oliveira.

“É um programa que visa a proteção do nosso bem mais precioso, que são as nossas crianças, que estão expostas a todos os perigos, inclusive o perigo virtual, o perigo digital. Há exemplos aí no Brasil de verdadeiras situações muito preocupantes. Por isso nós estamos aqui e vamos fazer um ciclo de palestras envolvendo os pais, envolvendo os professores, envolvendo a escola, inteligência emocional, envolvendo a segurança. Vai ser um grande projeto de proteção emocional às nossas escolas e às nossas crianças”, falou o prefeito, Fabrício Oliveira.

O projeto-piloto do ABRAÇO à Vida nas Escolas é focado nos alunos do 8º e 9º ano que receberam da equipe de profissionais do Programa ação motivacional, animada pelo cantor Diogo Rosa – que é um dos personagens da campanha ABRAÇO à Vida, seguida de palestra com Maurício Rafael Moreno Coelho. Mais quatro encontros farão parte da ação na Escola. “Nesse primeiro momento o CEM Tomaz Francisco Garcia será a única escola a receber o Programa. Após esse primeiro encontro faremos uma avaliação e, ai sim, traçaremos um cronograma com os outros Centros Educacionais. Os temas abordados na palestra e nos próximos encontros – com data ainda não definida – serão autorresponsabilidade, cidadania, bondade e anseios”, contou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.

“A gente tem que resolver o problema na raiz. O ABRAÇO à Vida é para quem já estão no limite de sua existência e a gente precisa ir mais afundo. Esse problema começa na infância, na adolescência, quando acontecem o bullying, as diferenças sociais, onde você confrontando a todo momento. Então é de extrema importância que a Prefeitura esteja realizando esse programa nas escolas, como forma de prevenção”, falou o cantor Diogo Rosa. “Nós teremos alguns encontros semanais onde o principal objetivo é trabalhar com eles princípios e valores, como familiares, morais e sociais. Isso vai fazer com que a visão deles da escola, mude um pouco. Para que eles comecem a enxergar a escola como um lugar de amor, de capacitação, de acolhida”, completou o palestrante Maurício Rafael.

A Secretaria de Segurança iniciou paralelamente, e na mesma data, uma ação nas escolas, que tem como objetivo principal aproximar a Guarda Municipal da comunidade. Para isso uma guarnição do K9 acompanhada dos cães Nutella e Black, fará rondas nas escolas diariamente. As visitas seguem um cronograma, que não será divulgado à comunidade, por questões de segurança. “Os guardas entrarão nas escolas e farão rondas preventivas e ostensivas. Eles conversarão com os adolescentes, levando segurança e, também, colhendo informações sobre algo de errado que possa acontecer. O cão serve de estímulo a essa aproximação. A ação envolve também os Agentes de Trânsito, que já atuam nas ruas, em frente às unidades escolares”, informa o secretário de Segurança Pública, Davi Queiroz.

Também inicia no mês de abril, o cronograma de palestras nas escolas municipais, integrado com a Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Instituto Geral de Perícias (IGP). As palestras são algumas das metas de curto prazo do Plano de Integração das Forças de Segurança, lançado no mês passado.

Saiba Mais

O ABRAÇO à Vida é um programa permanente do governo municipal, com objetivo de ajudar quem estiver passando por algum problema sentimental, psicológico ou depressão. O programa adota estratégias de valorização à vida, onde todos os profissionais e entidades parceiros do ABRAÇO à Vida irão contribuir na superação e enfrentamento dessa condição.

O programa atende em regime de plantão 24h pelo telefone (47) 99982-2322, que também funciona pelo aplicativo Whatsapp. E, ainda, presencial no Espaço Família localizado na Rua Itália, 1059, Nações, das 13h às 19h ou no Programa de Acolhimento e Inclusão Social (PAIS), na Rua Bom Retiro, 1251, Municípios, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país