keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Reciclagem de Balneário Camboriú teve em junho o maior crescimento comparativo

Separar os resíduos é obrigação de todos, vital para o processo de reciclagem, proteção do meio ambiente e redução dos custos futuro de disposição dos resíduos

aaac3301751c782d97b1aa364e73a93c Visor Notícias

A coleta de resíduos para reciclagem aumentou 42% em junho em relação ao mesmo mês no ano passado, sendo este o melhor resultado do ReciclaBC desde que o programa teve início em janeiro.

O crescimento é consistente, registrando 24,41% na média no trimestre abril-junho, indicando que os investimentos em caminhões, pessoal de coleta, divulgação e sensibilização ecoaram na comunidade que é fundamental para o sucesso da separação dos resíduos para a reciclagem.

Separar e reciclar resíduos é vital para a proteção do meio ambiente e redução dos custos futuros de deposição de resíduos, através do prolongamento da vida útil do aterro sanitário.

Todo o material coletado é entregue gratuitamente a cooperativas de reciclagem, proporcionando trabalho e renda a partir do que seria considerado “lixo” descartável.

REFORÇO

A infraestrutura atual de coleta é robusta e inédita, tem oito caminhões com quatro funcionários cada um, trabalhando em dois turnos para percorrer todas as ruas da cidade, casa por casa, edifício por edifício, ao menos uma vez por semana.

Para comparação, até o ano passado havia apenas duas equipes trabalhando em turno único.

A coleta dos reciclados ocorre em dias específicos para cada região. Uma tabela disponível em www.reciclabc.com.br está sempre atualizada para informar a população. O auxílio ao usuário também é oferecido pelo WhatsApp (47) 99647.9495

SENSIBILIZAÇÃO

Equipes da Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda. efetuam o serviço de sensibilização, o contato direto com moradores para mostrar a importância de separar os resíduos para a coleta diferenciada.

A educação do município também está engajada nesse esforço, abordando o tema nas salas de aula e abrindo espaço para palestras sobre reciclagem.

As 827 visitas domiciliares de sensibilização em edifícios e comércios realizadas em junho, mostraram que ainda há espaço para aumentar a reciclagem pois quase um terço dos entrevistados ainda não faz a separação dos resíduos.

Perguntas e respostas sobre o ReciclaBC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Professor é condenado a pena máxima por sequestro e estupro de aluna

A menina foi encontrada em uma cama box que ele transformou em um esconderijo; os crimes ocorreram no Vale do Itajaí

Segurança

VÍDEO: Confusão em ônibus de Florianópolis resulta em agressão

O caso aconteceu nesta quarta-feira (24) na linha Tican - Titri Via UFSC