Roteiro cervejeiro é opção de lazer em Itajaí

Cidade conta com sete marcas e três fábricas para visitação do público

Roteiro cervejeiro é opção de lazer em Itajaí

Foto: Giselle Leal/Divulgação

Outlet Porto Belo

O mercado das cervejarias artesanais tem se tornado um atrativo turístico em Itajaí. Novas marcas e microcervejarias surgiram nos últimos anos atraindo atenção para a cidade e conquistando premiações de nível nacional e internacional, inclusive no Festival Brasileiro da Cerveja – que ocorreu em Blumenau. Atualmente, o município conta com sete marcas de cervejas, mais de 60 estilos produzidos e três fábricas abertas para visitação e degustação.

Presidente da Associação das Microcervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc) e sócio da primeira cervejaria da cidade, a Itajahy, Alexandre Mello avalia que o município se tornou uma opção turística para os apreciadores de cervejas artesanais, obtendo representatividade e acompanhando o crescimento do mercado nos últimos anos. Para ele, a produção da cidade é excelente, com cervejarias premiadas e ótimas marcas ciganas – cervejarias que não possuem fábrica própria e terceirizam a produção.

“Nosso litoral, que já é muito conhecido pelas belezas naturais, se desenvolveu bastante no quesito cervejeiro. Isso só complementa a vocação turística da região, pois existe um crescente mercado para o turismo cervejeiro. Esse tipo de atrativo faz com que o turista fique mais tempo na cidade e proporcione mais renda para o comércio e os serviços locais”, afirma.

Porter, pilsen, ipa, fruit beer, weiss, witbier, APA e lager. Esses são apenas alguns dos quase 60 estilos de cervejas produzidos pelas marcas de Itajaí, que têm recebido apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.

“As microcervejarias da cidade têm ganhado espaço no mercado, conquistado premiações e cada vez mais público em busca de novas experiências, sabores e qualidades. Essa produção se tornou um atrativo turístico importante, que tem sido incentivado e valorizado pelo município nas festas locais. Além disso, as cervejarias se tornaram um roteiro de visitação e degustação para turistas e moradores”, destaca o secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva.

Roteiro cervejeiro

Em Itajaí, o turismo cervejeiro tem opções variadas. Primeira a se instalar na cidade, a Cervejaria Itajahy atua há cinco anos no mercado e já tem 20 premiações nacionais e internacionais. Com fábrica própria, produz 10 cervejas de linha e mais de 20 sazonais. Há seis meses, a Faroeste Beer também entrou no mercado. Com fábrica no Brilhante, produz 15 estilos de cervejas e conquistou sua primeira medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja 2019.

A Green Coast é outra marca local recente – iniciou sua atuação há quase dois anos. Produz 12 estilos de cerveja em sua fábrica, que fica localizada no Rio do Meio. Premiada, a cervejaria possui pub para degustação dos produtos durante o inverno. As três fábricas são abertas para visitação mediante agendamento.

Além dessas, o município possui quatro marcas ciganas com produção terceirizada de cinco estilos diferentes de cerveja: a Sarcástica Crazy Beer, Samurai Craft Beer, a Oggin Craft Beer e s BeerBro é uma marca cigana.

Alguns dos produtos itajaienses já estão à venda em restaurantes, bares, pubs e supermercados da região. Até este sábado (16), as cervejarias Itajahy, Faroeste e Green Coast estão com estandes no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau. A Marejada 2019, que ocorre de 8 a 20 de outubro no Centreventos Itajaí, também abrirá espaço para exposição e venda dos rótulos das cervejarias artesanais da cidade, como forma de valorizar os produtos locais.

Cervejarias para visitação:

Faroeste Beer
Atendimento ao público nas quartas e quintas-feiras das 8h às 18h; nas sextas das 8h às 19h; e aos sábados das 10h às 16h. Recepção de excursões somente com agendamento.
Endereço: Rua Serafim Gamba, nº 6050 – Brilhante
Telefone: (47) 99191-2875 | E-mail: leonardo@faroeste.beer

Green Coast Cervejaria
Atendimento ao público para visitação e degustação sob agendamento. Conta com pub dentro da fábrica que atende durante o inverno, nas quintas-feiras, das 19h às 23h, e sábados em eventos mensais divulgados pelo Facebook.com/cervejariagreencoast.
Endereço: Rua Marcos Albino, 4850 – Rio do Meio
Telefone: (47) 99676-6574 ou 4141-0101 | E-mail: cervejariagreencoast@gmail.com
Pub que abre no inverno – quinta, das 18h às 22h, e sábado, 10h às 17h

Cervejaria Itajahy
Atendimento ao público diariamente para visitação e degustação, porém é necessário agendamento prévio.
Endereço: Rua Uruguai, nº 1314 – Centro
Telefone: (47) 3348-8484 | E-mail: contato@cervejariaitajahy.com.br

Cervejarias com fábrica terceirizada:

Oggin Craft Beer
Ponto de venda: Rua Brusque, n° 815, sala 02 – Centro | Horário de atendimento: 9h às 17h
Telefone: (47) 99991-7501 | E-mail: contato@oggin.com.br

Samurai Craft Beer
Ponto de venda: Comercializa o estilo new england ipa em empórios, pubs e eventos.
Telefone: (47) 99987-1056 | E-mail: contato@samurai.beer

Sarcástica Crazy Beer
Ponto de venda: Comercializa os estilos double ipa e kiwi soer em pubs, bares e empórios de Itajaí.
Telefone: (47) 99955-8544 | E-mail: contato@sarcasticacrazybeer.com.br

BeerBro
Ponto de venda: Produz quatro estilos e tem mais de 80 pontos de venda por Itajaí. 
Telefone: (47) 99254-0022

COMENTE ABAIXO ⬇

Filhos descobrem que pai matou a mãe há 37 anos em SC

Uma família descobriu após meses de investigação que a mãe, morta há 37 anos, em Quilombo, interior de Santa Catarina, foi assassinada pelo próprio pai. Os seis irmãos, que moram na cidade de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, procuram a...

Jovem caminhoneiro morre atropelado na BR-101

Um caminhoneiro de apenas 24 anos morreu atropelada no final da tarde desta sexta-feira (19) na BR-101 em Joinville. O acidente aconteceu próximo ao Pórtico de Joinville. Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários, o caminhão que Joel Borgonha...

Homem é preso por estuprar criança de 11 anos

Um homem de 57 anos foi preso na noite de segunda-feira (19) acusado de estuprar uma menina de 11 anos na cidade de Jaraguá do Sul. O crime teria ocorrido no sábado (17) na casa do suspeito. Segundo a Polícia Militar, funcionários do hospital...

Mulher de 54 anos é detida furtando picanha de supermercado

Uma mulher de 54 anos foi detida neste domingo (18) após furtar uma picanha em um supermercado de Tijucas. Segundo a Polícia Militar, a equipe foi acionada por um funcionário do estabelecimento, que percebeu o furto através das câmeras de...

Polícia prende quatro pessoas por tráfico

A Polícia Militar Rodoviária prendeu quatro traficantes, na tarde do último sábado (17), dia 17 de agosto, na SC 114, em frente ao Posto 10, em Painel, por volta das 14h20. Uma equipe estava em fiscalização de trânsito em frente ao posto,...