keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Sebrae atua com empresariado local para tornar Luiz Alves referência nacional na produção de cachaça

Desde o segundo semestre de 2017, são realizadas análises, diagnósticos e seminários para identificar os potenciais econômicos do município.

Conhecida como a Terra da Cachaça, Luiz Alves coleciona premiações nacionais e interacionais com a produção artesanal da bebida. Atualmente, a destilaria é uma importante atividade econômica do município e também tem sido adotada como elemento de identificação para a estruturação turística. A tradição, que atravessa o tempo com o sabor da cultura da cidade, vem ganhando cada vez mais adeptos, mas os produtores ainda sofrem algumas barreiras na hora de comercializar a bebida. Segundo dados do Sebrae SC, a concorrência com grandes produtores nacionais e a carência de um planejamento estratégico são os principais pontos a serem trabalhados.

O Sebrae/SC vem desenvolvendo diversas ações em parceria com a Prefeitura, através do Programa Cidade Empreendedora, visando incentivar o crescimento da economia local através de diversas iniciativas, explorando os potenciais da cidade e protagonizando os micro e pequenos negócios.  Nesse sentido, as forças produtivas e o governo municipal atuam para tornar Luiz Alves referência nacional na produção de cachaça artesanal.

Desde o segundo semestre de 2017, são realizadas análises, diagnósticos e seminários para identificar os potenciais econômicos do município. Dentro dos três setores econômicos – primário, secundário e terciário – a produção de cachaça artesanal é uma das principais atividades econômica da cidade. “Na elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal vamos identificar os fatores facilitadores e os restritivos, bem como, definir a visão de futuro e as estratégias relacionadas para fortalecer cada setor econômico de Luiz Alves”, explica o consultor do Sebrae, Rafael Koepp Soldateli,

 

Entre os onze produtores que participam do programa, estão a Cachaças Bylaardt e Cachaça Wruck, que recentemente receberam medalhas “duplo ouro”, na categoria envelhecida do Concurso Mundial de Bruxelas, em Recife. Márcio R. Van Den Bylaardt, sócio proprietário da Cachaças Bylaardat, destaca a importância da iniciativa. “É de suma importância a implantação desse projeto para nós produtores de cachaça.  As técnicas irão aprimorar o desenvolvimento das nossas pequenas empresas e nos capacitar para a disputa do mercado, visando a competitividade, eficiência e qualidade”, comenta.

 

O proprietário da Cachaça Wruck, Adolar Wruck, ressalta que desde a década de 1990, os produtores locais veem investindo cada vez mais em maquinários e técnicas de produção. “Precisamos desenvolver mais o marketing e mostrar para o consumidor que nossos produtos tem muita qualidade e, prova disto, são as inúmeras premiações que recebemos a cada ano”, afirma o empresário.

 

Vandrigo Agliberto Wust, secretário de turismo de Luiz Alves, acredita que a parceria entre o setor público e o Sebrae é o melhor caminho para trazer o produtor para dentro da prefeitura. “Quem faz o turismo e o desenvolvimento econômico da cidade é o setor privado. Já o público tem por obrigação apoiar e trabalhar lado a lado. Os produtores veem muita credibilidade no Sebrae e nós acreditamos neste projeto”, diz

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave