keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Secretaria de Saúde inicia chamada de pacientes para exames de mamografia em Penha

O Programa Zera Fila novamente coloca exames de mamografia destinados à prevenção ou detecção do câncer de mama à disposição da comunidade, a partir deste mês de agosto em Penha, e acima da cota mensal […]

88b0a77cb22ebb538a0502ed0caccd2f Visor Notícias

O Programa Zera Fila novamente coloca exames de mamografia destinados à prevenção ou detecção do câncer de mama à disposição da comunidade, a partir deste mês de agosto em Penha, e acima da cota mensal pactuada com o SUS. A informação é da Secretaria de Saúde da Prefeitura local, que firmou parceria com o Hospital Nossa Senhora da Penha e com a clínica Digimax, de Navegantes, visando a oferta de pelo menos 100 destes exames já no mês de agosto.

De acordo com a secretária de Saúde de Penha, Regiane Basso, os exames serão destinados inicialmente a pacientes cujos pedidos médicos estão em espera na Secretaria. A equipe do setor entrará em contato, fazendo o chamamento e agendamento para o procedimento. A secretária frisa que o objetivo é repetir o sucesso da iniciativa de liberação de exames ocorrida em 2018, quando a Prefeitura de Penha zerou a demanda de espera por mamografia.

Atualmente, Penha tem uma demanda de 169 pacientes aguardando para serem atendidas. A expectativa do prefeito Aquiles da Costa e da secretária é chegar ao mês destinado ao combate e prevenção da doença – o Outubro Rosa – já com a demanda zerada. “Mesmo assim, teremos todas as ações normais do Outubro Rosa em Penha, com capacitações, palestras e exames”, observa a secretária, que estrutura esse mês especial de atividades em parceria com Sérgio de Mello, titular da Assistência Social local. Para informações, a secretaria de Saúde deixa à disposição o fone 3398.1533 ou 3398.3332.

Saiba mais

A mamografia, também denominada mamograma ou mamografia digital, é um raio-x das mamas. O procedimento mamográfico é realizado para verificar se existem sinais de doença na mama, na ausência de sintomas ou alterações. A mamografia pode detectar câncer em seus estágios iniciais, antes mesmo que um nódulo possa ser sentido à palpação, e quando o tratamento pode ser mais bem sucedido. Em geral, o exame possibilitada imagens de cada mama em dois ângulos diferentes.

A mamografia também é usada para determinar qualquer alteração em relação a exames de rotina ou de rastreamento anteriores. Neste caso, a mamografia é considerada diagnóstica e pode incluir a obtenção de imagens adicionais. Tão importante quanto ela, lembra a secretária Regiane, de Penha, é o autoexame das mamas por parte das mulheres, procedimento simples que pode e deve ser feito em casa.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias