keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

TJ nega liberdade a PM acusado de furtar celular durante abordagem policial

A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em matéria sob a relatoria da desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, negou liberdade a um policial militar preso preventivamente sob a acusação […]

A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em matéria sob a relatoria da desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, negou liberdade a um policial militar preso preventivamente sob a acusação de ter furtado o telefone celular de uma pessoa durante abordagem policial e de usar o aparelho, em Florianópolis.

A decisão ocorreu durante julgamento de habeas corpus nesta semana. O militar, preso desde o dia 14 de junho deste ano, pediu a substituição da preventiva por medidas cautelares em função de o corréu responder ao processo em liberdade e também pelo excesso de prazo. O policial responde pelo crime de peculato. Em data e local não especificados, no exercício da função de policial militar e com uso do fardamento e da viatura da instituição, o homem apropriou-se de um aparelho de telefone celular durante uma abordagem policial. Conforme interceptação telefônica, passou também a utilizar o objeto do furto.

Para a relatora, a conduta é extremamente grave, principalmente por se tratar de membro da polícia militar que se desvirtuou da missão de proteger a sociedade e promover a segurança pública. “A soltura e retorno ao convívio na caserna implica calamitoso exemplo aos demais militares, ofendendo frontalmente a necessidade de manutenção das normas e princípios de hierarquia e disciplina militares, posto que os elementos até então colhidos demonstram completo desvio de finalidade no desempenho da função pública”, anotou Cinthia Schaefer. A prisão decretada por magistrado da Vara de Direito Militar foi justificada pela necessidade de garantir a ordem pública e a manutenção das normas e princípios de hierarquia e disciplina militares.

“Portanto, frente ao exposto, não há motivos que sustentem a soltura do acusado, tampouco a substituição por cautelares diversas, sendo necessária a manutenção da segregação, pelo menos até a oitiva das testemunhas arroladas pela acusação e posteriormente pela defesa, quando, então, poderá este juízo, diante de novos elementos, reavaliar a situação e, eventualmente, substituir ou revogar a presente medida”, disse em seu voto a relatora e presidente da câmara. A sessão ainda contou com os votos dos desembargadores Luiz Cesar Schweitzer e Luiz Neri Oliveira de Souza.

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Mulher é presa por usar carne de cachorro como recheio de tacos no México

Caso foi registrado na cidade de Puebla; ela foi encontrada com mais de 50 corpos de cachorros resfriados em geladeiras

Segurança

Jovem de 22 anos morre no hospital após acidente no Oeste

A vítima estava sem capacete; foi encontrada consciente, porém com múltiplas fraturas e sinais de hemorragia interna

Segurança

Homem de 85 anos é encontrado morto em Blumenau após desaparecimento

Ele havia desaparecido algumas horas antes, após sair de casa para buscar cipós utilizados na confecção de vassouras

Segurança

PF combate desvio de recursos públicos do SUS em BC

A operação contou com a participação de 55 policiais federais e 10 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Alargamento da praia em Itapema já promove valorização podendo tornar a cidade líder nacional

Desde janeiro de 2023, Itapema registra o segundo metro quadrado mais valorizado do país, atrás apenas de Balneário Camboriú