keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Vereadores aprovam o Plano de Mobilidade Urbana de Balneário Camboriú

A justificativa do PLC aponta que ele está pautado em medidas com previsão de serem adotadas até o ano de 2030

O plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (09), o Projeto de Lei Complementar 08/2019, do Poder Executivo, que institui o Plano de Mobilidade Urbana do Município de Balneário Camboriú – PlanMob/BC, o qual “estabelece diretrizes, ações, instrumentos e metas, com o objetivo de efetivar a qualificação de sua mobilidade urbana”.

A justificativa do PLC aponta que ele está pautado em medidas com previsão de serem adotadas até o ano de 2030, “buscando privilegiar a melhoria do transporte coletivo, incentivos a meios de transporte como as bicicletas e a circulação de pedestres, que caracterizam-se como elementos que contribuem na redução da emissão de poluentes na atmosfera, melhorando a qualidade de vida no meio urbano”.

O projeto “abrange ainda, em seu escopo, os serviços de transporte motorizado individual, sistema viário, transporte de mercadorias, o turismo, os polos geradores de tráfego e a governança e gestão”.

O PLC foi aprovado com 14 votos favoráveis, dois contrários, uma abstenção e uma ausência, e segue em tramitação no Legislativo para deliberação da redação final, pois as duas emendas ao projeto, do vereador Marcelo Achutti (PP), foram igualmente aprovadas pelo plenário.

A Emenda 01 acrescenta parágrafo único ao Art. 9º, com a seguinte redação: “Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a expedir regulamentação necessária da presente Lei, para atender as alterações ocorridas no Código Brasileiro de Trânsito e normatizações do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAM”.

E a Emenda 02 modifica o inciso XIV do Art. 2º, classificando os modos de transporte não motorizados como as “modalidades que utilizam esforço humano, nos modos de transporte utilizado no deslocamento de pessoas”, em vez de como as “modalidades que utilizam esforço humano ou tração animal”. Segundo a justificativa da emenda, a finalidade da alteração é evitar situações de maus tratos de animais, subtraindo a utilização da tração animal em transporte de produtos e materiais.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Saúde

Porto Belo utiliza cães para aprimorar processo terapêutico em pacientes autistas

O programa "Aumigos'' utiliza a Terapia Assistida por Cães (TAC), para aprimorar as abordagens terapêuticas destinadas a pacientes autistas