keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Vereadores denunciam ao Ministério Público nova taxa na conta de água de Itapema

Medida aponta ilegalidade na cobrança da "Taxa de Fiscalização da Aresc - TFAE", incluída na fatura dos itapemenses a partir deste mês de janeiro de 2019

justica determina que homem pare de ameacar ex companheira pelas redes sociais 1567553966 Visor Notícias

Seis vereadores de Itapema assinaram uma representação judicial contra a concessionária de água e esgoto de Itapema, a Conasa, e a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc). A documentação vem denunciar como ilegal a cobrança da nova taxa incluída na conta de água dos itapemenses neste mês de janeiro, a TFAE – Taxa de Fiscalização da Aresc, no valor de 0,9%.

A documentação foi entregue e protocolada no Ministério Público (MP) de Itapema na tarde desta quinta, dia 10/01, pelos vereadores Fabricio Lazzari (Fafá – Progressistas), Ari Piquetti (PR), Eurico Osmari (PSD), Jean Idimar (MDB) e Wanderley Dias (Ley – DEM). O vereador Xavier Legarrea (MDB) esteve representado pelo seu assessor parlamentar, Ricardo Alex de Souza.

Na representação judicial, os vereadores apontam como ilegal a cobrança da TFAE, o que representou um acréscimo de 0,9% na conta de água do município. A documentação aponta que a cobrança infringe a Lei Municipal 3617/2017, que no seu Artigo 3º, diz que: “os recursos necessários à execução de regulação e fiscalização delegados à Aresc, relativos às suas atribuições, proverão da cobrança de Taxa de Fiscalização, sendo de responsabilidade das entidades públicas ou privadas que prestem serviços públicos de saneamento básico o seu pagamento”.

Segundo o vereador Fafá, a representação judicial vem defender os interesses dos contribuintes de Itapema, diante da cobrança que os vereadores consideram ilegal. “A Lei é clara. Essa taxa deve ser subsidiada pela Conasa, e não pelo contribuinte de Itapema, e deve ser suprida pelas taxas já existentes na fatura de água, e não acrescidas de uma nova cobrança”, explicou o vereador.

A denúncia pede que a representação dos vereadores seja acolhida pelo MP, e que uma Liminar suspenda a cobrança da TFAE, em favor dos consumidores de Itapema. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Segurança

Recém-nascida é encontrada morta e sem um dos pés em saco de lixo revirado por cachorros no PR

IML está tentando identificar novas informações sobre o bebê, por meio de exames de DNA e corpo e delito

Saúde

Balneário Camboriú tem quase mil casos de dengue confirmados

Centro de Balneário Camboriú é o local que mais registrou focos do mosquito