keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Vídeo inspeção flagra rede de esgoto desviada para drenagem na avenida do Estado

Ligação recebia esgoto de 100 imóveis e tinha como destino o canal do Marambaia

Durante vistoria do Programa Se Liga na Rede, no trecho da avenida do Estado com a rua Gaivotas, foi identificado por meio de vídeo inspeção com robô, que havia um desvio da rede de esgoto para a drenagem pluvial, que tem como destino o Canal do Marambaia.

Quando o local foi aberto, verificou-se que uma calha do Poço de Visita (PV) da rede de esgoto estava rompida. Com isso, toda a contribuição que caía nessa tubulação, estava sendo desviada para a rede de drenagem pluvial. “Com o teste de corante e a vídeo inspeção com robô, descobrimos que a contribuição que estava saindo na drenagem pluvial se tratava de contribuição da rede de esgoto, e consequentemente, indo para o Canal do Marambaia”, falou a fiscal Sanitarista, Beatriz Nunes, explicando que só foi possível identificar que a calha estava rompida quando foi aberto o local.

De acordo com o diretor Técnico da Emasa, Sérgio Juk, não dá para saber há quanto tempo esse problema existia e o que causou o rompimento, mas só foi possível identificar pela vídeo inspeção. “Há grandes chances desse problema ser antigo, sendo mais um poluidor do Marambaia, pois mesmo que os imóveis estejam ligados à rede corretamente, a contribuição não vai para a Estação de Tratamento e sim para o Canal”, disse Juk.

Acredita-se que mais de uma centena de imóveis estavam conectados nesse PV, que agora terá o problema resolvido.

O diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber reforça que “a fiscalização é para corrigir os problemas de ligações irregulares, mas também, é para fazer o dever de casa e corrigir os problemas que existem na rede de esgoto por ser antiga. Por isso, a importância do Se Liga na Rede, que com as vistorias intensificadas na bacia do Canal do Marambaia identifica as irregularidades e conseguimos ir resolvendo os problemas de poluição”, completou.

A Emasa, por meio da empresa terceirizada que executa o serviço, fez o conserto com a troca da calha. Durante a vistoria também foi identificado que a rede de drenagem estava quebrada e repassado para a Secretaria de Obras, que fará o conserto nesta sexta-feira (22).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano