keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Zona Rural de Itajaí ganha a primeira Educação de Jovens e Adultos

Unidade fica na localidade da Paciência e conta com 12 alunos, que começaram a estudar em fevereiro

Os moradores da zona rural de Itajaí têm mais uma chance para concluir os estudos. Pela primeira vez na história, foi iniciado na localidade da Paciência o trabalho da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A reivindicação foi feita pelos moradores durante o programa Prefeitura nos Bairros e atendida pela Secretaria Municipal de Itajaí. 

As aulas da EJA são realizadas na Escola Isolada Maria Perpétua Pereira, localizada na rua Benta Custódio Vieira. As aulas começaram em fevereiro com 12 alunos e a procura tem aumentado. “Hoje estamos com 20 estudantes cursando o 3º e 4º ciclo”, comenta Fabiane de Souza Pereira, Supervisora da EJA.

A EJA é uma modalidade de ensino destinado para jovens e adultos que não tiveram acesso ou, por qualquer motivo, não puderam concluir os estudos na idade apropriada. O curso é ofertado gratuitamente, à noite, para pessoas a partir dos 15 anos de idade.

A Educação de Jovens e Adultos também é uma oportunidade de preparar as pessoas para enfrentar a competitividade no mercado de trabalho, além de contribuir com a construção da cidadania.

Atualmente, 892 alunos estudam na modalidade EJA em Itajaí. Além da primeira unidade na zona rural, a EJA é oferecida também nas seguintes unidades de ensino: Centro Educacional de Cordeiros; E.B. Gaspar da Costa Morais; E.B. Profª. Thereza Bezerra de Athayde; E.B. Aníbal Cesar; Centro Educacional Pedro Rizzi; E.B. João Duarte; E.B. Judith Duarte de Oliveira.

A educação transforma vidas, não importa a idade
Marli Bento (57 anos): “Eu espero aprender o que não tive chance de estudar. Meus pais eram muito pobres, nós trabalhávamos na roça. Hoje estou me sentindo muito feliz, pois já sonho com faculdade”.

Andréia de Moraes (30 anos): “Por morarmos na zona rural, as coisas são mais difíceis. Tudo é muito longe. Agora temos como estudar perto de casa”.

Rosimar Quadra Cagneth (41 anos): “É muito importante a implantação da EJA aqui na zona rural. Espero realizar meu desejo de fazer uma faculdade”.

Rosimeri Belina (36 anos): “Quero continuar meus estudos. Quem sabe fazer um curso de enfermagem depois que concluir a EJA”.

Sandra Germano (46 anos): “Eu queria muito estudar para incentivar meu filho a continuar os estudos. Ele parou no quarto ano”.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano